Google revela tablet para desenvolvimento de apps 3D

A Google apresentou um novo tablet especialmente concebido para ajudar os programadores a desenvolverem aplicações com funcionalidades tridimensionais, numa altura em que a gigante tecnológica procura embutir a tecnologia 3D em dispositivos móveis.

google tablet

O aparelho de sete polegadas, cujo desenvolvimento havia sido já anunciado pela Google no fim de maio, insere-se numa iniciativa denominada Projeto Tango, operacionalizada pela multinacional tecnológica no passado mês de fevereiro e que tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologia tridimensional.

O tablet permitirá que os programadores desenvolvam e testem novas aplicações, e está apetrechado com câmaras e outros mecanismos de captura de imagens em três dimensões do meios envolvente, gerando uma série de novos potenciais usos para utilizadores de jogos informáticos, consumidores e indivíduos fisicamente incapazes.

Não tendo como público-alvo o ordinário consumidor, o dispositivo começará a ser comercializado ainda este ano sob o valor de 1,024 mil dólares, mas estará apenas disponível em reduzidas quantidades.

Criadora do sistema operativo Android, a Google quer romper com os horizontes das capacidades dos dispositivos móveis, tendo em conta que as suas rivais estão a potenciar o desenvolvimento das suas próprias tecnologias tridimensionais.

“O objetivo do Projeto Tango é fornecer aos dispositivos móveis uma compreensão à escala humana do espaço e do movimento”, afirmou a empresa, acrescentando que os aparelhos do Projeto Tango integram software e hardware especificamente desenvolvido para seguirem os movimentos tridimensionais do dispositivo, enquanto simultaneamente mapeia o meio envolvente.

A Google tem estado empenhada em encorajar a criação de novos programas que incluam um maior espectro de serviços e funcionalidades.