GoPro contrata guru de design da Apple Danny Coster

A fabricante de câmaras GoPro chocou a Apple ao ir buscar o veterano Daniel (Danny) Coster, para o cargo de vice-presidente de design. Coster vai assumir a posição no final de abril.

É uma grande contratação para a empresa, algo que o mercado recebeu com euforia – as ações da GoPro dispararam 19% em bolsa após o anúncio. Danny Coster é um dos principais elementos da equipa de design industrial da Apple, onde esteve durante os últimos vinte anos.

Pelas suas mãos passaram uma série de dispositivos agora icónicos, desde o iPhone 4 ao teclado sem fios do iPad. “Danny” tem mais de 500 patentes de design e o seu trabalho foi reconhecido por várias organizações internacionais. A sua saída é um golpe para a Apple, e principalmente para o diretor de design Jony Ive — o homem que criou, com Steve Jobs, a reinvenção da Apple no início da década passada.

A reportar diretamente ao fundador e CEO da GoPro, Nick Woodman, Coster não vai apenas trabalhar no hardware: vai também influenciar outros aspetos do design das câmaras, incluindo software e serviços. A empresa diz querer aproveitar a “visão estratégica e competências” do executivo para maximizar a experiência dos utilizadores GoPro de uma ponta à outra.

“Ironicamente, eu e o Danny conhecemo-nos em dezembro de 2001, na praia de Sayulita no México, no início da viagem de surf de cinco meses onde desenvolvi e testei o primeiro protótipo da GoPro”, conta Woodman. “O seu pedigree de design fala por si próprio, mas acrescento que nos sentimos revigorados por ele se estar a juntar à GoPro.”

É, de facto, uma adição notável. “Sinto-me honrado por me juntar à equipa GoPro”, descreveu o visionário que sai da Apple de surpresa. “Esta empresa extraordinária tem um lugar perto do coraçaõ de tanta gente no mundo. A sua marca e produtos inspiram-nos a captar e a partilhar os momentos mais importantes das nossas vidas”, acrescentou, declarando-se “entusiasmado” por poder ajudar moldar o futuro da empresa que pôs as câmaras de ação no léxico das massas.