Governo revê estratégia cloud

O Governo está a repensar a estratégia cloud, tendo já revisto algumas das linhas mestras definidas na primeira versão do documento da Estratégia para a Racionalização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Publica, no âmbito dos centros de dados.

Os documentos classificados do Estado já não podem ser guardados em bases de empresas privadas como tinha sido definido inicialmente. As informações de dados pessoais sensíveis passam a estar mais salvaguardadas.

Deste modo, a migração para cloud de empresas privadas de informação secreta ou que seja considerada como confidencial vai deixar de ser considerada na nova versão.

O Governo reformulou assim o plano que admitia colocar em empresas privadas, através do sistema de cloud computing, bases de dados com documentos classificados e sensíveis do Estado. Este plano foi contestado por toda a oposição e levou a uma intervenção da Comissão Nacional de Proteção de Dados, acabando por ser suspenso.

A nova estratégia elaborada pelo GPTIC pressupõe que sejam sempre ouvidas todas as entidades competentes no âmbito da proteção deste tipo de bases de dados, com o objetivo de apresentarem as suas preocupações neste âmbito e apontem caminhos a seguir.

O novo documento da “estratégia para a racionalização dos centros de dados da administração pública – horizonte 2012/2016”, faz algumas alterações do ponto de vista da segurança das informações do Estado e dos cidadãos, nas soluções admitidas para a redução de despesa.

No primeiro projeto era considerado “admissível” a migração para cloud de empresas privadas de informação secreta e confidencial. Já no novo plano, estas hipóteses não são admitidas para guardar quaisquer dados classificados.

A racionalização dos centros de dados na AP portuguesa é um dos 25 objetivos da Estratégia para a Racionalização das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Cátia Colaço

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago