Grupo Pestana apoia-se na Create IT para viajar até à cloud [atualizado]

O Grupo Pestana recorreu à portuguesa Create IT para levar os seus portais e infraestruturas até às nuvens da esfera tecnológica. Com esta escolha, a cadeia hoteleira quer reforçar a sua estratégia de crescimento internacional e otimizar as suas operações, tendo em vista uma mais forte presença nos mercados onde se move.

cloud-computing

Diz a Create IT que a implementação desta solução pangeográfica vai permitir ao Grupo Pestana otimizar o acesso aos seus portais. Ademais, esta tecnologia assenta em duas colunas mestras: uma suportará a transição da infraestrutura dos websites do grupo de hotéis para a cloud; outra tornará possível a caminhada dos portais de e-commerce para a nuvem. A plataforma escolhida foi a Azure, da Microsoft, em modelo de Infraestructure-as-a-Service (IaaS), segundo a Create IT.

Com a introdução dos websites, das plataformas mobile e das apps no universo da cloud, o Grupo Pestana vai poder alcançar uma gestão mais simples e otimizada e melhor controlar os gastos. No que diz respeito à instalação da infraestrutura na cloud, a cadeia hoteleira pretende conseguir aprimorar a capacidade dos seus portais, na web ou em ecossistema mobile, de forma a conseguirem manter a sua normal atividade mesmo em caso de sobrecarga de acessos.

O diretor de sistemas de informação do Grupo Pestana, João Machado, afirmou que a adoção de uma solução desta natureza vai permitir que a corporação cresça a nível global assente numa plataforma flexível e escalável.

Por sua vez, Nuno Guerra, diretor executivo da Create IT, disse que a empresa portuguesa vai trabalhar com o Grupo Pestana no sentido de fortalecer as vendas e a posição internacional da cadeia hoteleira.

A Create IT e o Grupo Pestana são parceiros desde 2008. Disse a Create IT à B!T que os vários canais de comércio eletrónico de que a cadeia hoteleira dispõe geram já registaram lucros anuais médios de 20 milhões de euros.

Conta a empresa portuguesa que a sua colaboração com o Grupo Pestana assenta no fortalecimento do posicionamento da cadeia de hotéis na esfera digital e, consequentemente, na fomentação do aumento das suas vendas a nível nacional e internacional, tendo este último uma maior preponderância.

Quando questionada acerca dos frutos que recolhe desta coligação, a Create IT disse: “os benefícios de trabalhar com o Grupo Pestana são também os de ver premiados nacional e internacionalmente vários dos projetos realizados quer pelas boas práticas quer pelos resultados alcançados”.

Os canais de comércio digital permitiram já ao grupo alcançar um crescimento anual médio de 30 por cento. Ademais, aproximadamente 80 por cento do total de acessos aos seus portais são de origem estrangeira. “Acreditamos que estes números refletem a importância da estratégia de crescimento internacional do grupo para a qual nos orgulhamos de poder continuar a contribuir de forma ativa”, afirmou a Create IT.