Categories: Negócios

GVT opõe-se à dissolução da TIM Brasil, desafia Telefónica

A GVT, operadora de banda-larga brasileira, propriedade da francesa Vivendi, declarou que está preparada para cooperar com o governo para obstaculizar a dissolução da TIM Brasil, a segunda maior operadora sem fios do país.

A GVT, à Bloomberg, afirmou que uma desintegração da TIM Brasil será somente causa de “irreparáveis e inaceitáveis danos ao mercado brasileiro”. Acrescentou que está mais  do que disposta a unir forças com o governo e com a reguladora das telecomunicações brasileiras Anatel para identificar os riscos à potencial desintegração da Tim e, subsequentemente, evitá-la.

Fontes próximas do assunto confirmaram que a Telefónica, a maior acionista da Telecom Itália, e a Oi, a quarta maior operadora móvel do Brasil, estão a delinear uma estratégia para dissolver a TIM ainda este ano.

A Telecom Itália advoga a preservação da TIM, onde detém uma participação de 67 por cento, e, na voz do seu diretor executivo Marco Patuano, avança que pode estar em fase de consideração uma possível fusão entre a Tim Brasil e a GVT.

Contudo, a GVT não participou ainda em negociações sobre uma provável fusão com a brasileira TIM, nem ingressou em qualquer reformulação corporativa.

O desacordo cada vez menos latente entre a Telefónica e a Telecom Itália tem vindo a ganhar dimensão depois de vários anos de disputas entre ambas as empresas no mercado brasileiro, onde a Telefónica opera a maior fornecedora móvel do país sob a marca Vivo.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago