Haverá uma variante do Galaxy S5 com processador de oito núcleos

cintillo-mwc2014

À parte do modelo com processador de quatro núcleos Snapdragon 801 com 2,5 GHz que se acaba de apresentar em Barcelona, a Samsung comercializará um Galaxy S5 com chip octa-core e com 2,1 GHz de velocidade.

Galaxy S5

Uma das novidades mais esperadas do Mobile World Congress (MWC), a decorrer esta semana em Barcelona, foi revelada na tarde de ontem.

Falamos do novo aparelho insígnia da Samsung em matéria de smartphones: o Galaxy S5, um telemóvel realmente completo que a partir de agora competirá diretamente com rivais como o iPhone 5s e, no futuro, com propostas como o HTC M8.

Com um ecrã de 5,1 polegadas, o dispositivo opera em sistema operativo Android Kitkat, inclui um câmara de 16 megapixéis repleta de funções fotográficas, permite gravar com resolução 4K, tem dois GB de RAM e até 64 GB de armazenamento interno, oferece uma bateria de 2800 mAh, mantém ativas a conetividade Wi-Fi e 4G, é resistente à poeira e à água, e integra ainda uma scanner impressões digitais e também um medidor de pressão arterial.

De modo geral, este é, assim, o terminal quej trouxe a Samsung até Espanha. E que processador integra? Qual o escolhido pela Samsung? Escolheu o Snapdragon 801 tetra-nucleado da Qualcomm de 2,5 GHz.

Este não é o único modelo que a empresa sul-coreana porá à venda. Segundo uma infografia comparativa na qual os seus próprios responsáveis apresentam as especificações deste smartphone de referência ao longo dos tempos, desde o Galaxy S lançado em 2010 até ao recentemente revelado Galaxy S5, este último terá uma segunda versão com chip de oito núcleos de processamento e 2,1 GHz de frequência de relógio.

Embora nesta infografia oficial não se avancem muitos pormenores, nem sobre a marca do chip nem sobre quando estará disponível o terminal, imaginamos que se refira à nova versão do Exynos que deverá apresentar arquitetura 64-bit para colocar-se ao nível das últimas tendências. Há que esperar um pouco mais para o comprovar, para que a Samsung revele mais detalhes.