Hospital do Funchal apoia as cirurgias via 5G

A plataforma digital implementada no Hospital Dr. Nélio Mendonça dá assistência remota aos profissionais de saúde do Centro de Simulação Clínica e do laboratório de Hemodinâmica .

A rede 5G da NOS está progressivamente a ser implementada na Região Autónoma da Madeira, garantindo que cada vez mais madeirenses tiram partido das características únicas do 5G e beneficiam de uma nova experiência de utilização.

Nesse sentido, a  NOS, em parceria com a Johnson & Johnson MedTech, implementou uma solução de apoio remota aos profissionais de saúde no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, que já está integralmente coberto com rede 5G.

A solução de assistência remota estabelece uma ligação de vídeo de alta-definição 4K entre dois profissionais de saúde que estejam ligados remotamente, utilizando os smartglasses.

Esta solução possibilita o recurso a um apoio especializado a qualquer momento, esbatendo as distâncias físicas entre profissionais e “permitindo ainda uma maior monitorização dos processos”.

Atualmente, a solução está implementada nas áreas de Hemodinâmica e no Centro de Simulação Clínica do Hospital, onde a plataforma digital de assistência remota é também utilizada para efeitos de formação médica e treino hospitalar.

A partilha de conhecimento e informação acontece com especialistas localizados à distância e que, remotamente, interagem em tempo real.

Assim sendo, foi já possível ter um especialista remoto em Lisboa que pôde acompanhar e dar suporte aos médicos no laboratório de Hemodinâmica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, durante uma ablação de uma taquicardia supraventricular.

O sistema que dá suporte à solução é composto por dois smartglasses Vuzix e dois hotspots 5G equipados com cartões 5G.

Segundo Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, o 5G está a potenciar grandes avanços tecnológicos, que vão permitir um futuro melhor para todos os portugueses”.