HP aponta-se à virtualização de funções de red com OpenNFV

cintillo-mwc2014Juntamente com o lançamento da HP OpenNFV, a empresa tem previsto lançar o HP OpenNFV Labs e o Programa de Parceiros OpenNFV da HP.

hpO Mobile World Congress, que esta semana se celebra em Barcelona, foi escolhido pela Hewlett-Packard para apresentar o seu programa OpenNFV, que inclui aplicações e serviços desenhados para virtualizar tanto as redes como as funções de red e que permite às empresas de telecomunicações competir de uma maneira mais eficiente.

A HP explica que a indústria de telecomunicações enfrentam a pressão dos OTT (Over The Top), “que são mais ágeis, flexíveis e capazes de lançar serviços de uma maneira mais rápida que os provedores de serviços de comunicação”. Ao desafiar os OTT desaparece a pressão de tráfego de red devido ao rápido crescimento das aplicações multimédia.

O novo programa HP OpenNFV tem como três elementos uma arquitetura de referencia NFV baseada em standards; o trabalho que faz a HP com parceiros para desenvolver aplicações e serviços NFV; e o NFV Labs para testar as aplicações e hardware.

À frente da estratégia NFV (Network Functions Virtualization), ou de virtualização de funções de red, da HP estará Bethany Mayer, atual responsável da unidade de negócio de equipamento de networking.

Como parte do OpenNFV, a HP está a lançar ao mercado uma série de aplicações e ofertas de telecomunicações:

HP NFV Director – proporciona a orquestração de NFV e um gestor incorporado de funções de red virtualizada;

HP Virtual Home Subscriver Server – permite aos operadores escalar e gerir a identidade dos seus clientes através de múltiplas redes;

HP Multimédia Services Environment – consolida as aplicações de red dos operadores numa infraestrutura comum e introduz novas aplicações multimédia para clientes de forma integrada;

HP Virtual Content Delivery Network Software – gere a distribuição de conteúdo multimédia do utilizador final para qualquer serviço de conteúdos na Internet;

NFV Consulting Services – oferecido pelo HP Enterprise Services e HP Technology Services, ajuda os CSP a valorizar as oportunidades, riscos e casos de negócio associados ao retorno NFV;

HP Financial Services – permite a implementação de infraestruturas de baixa procura ao proporcionar capacidades de gestão flexíveis de ativos para clientes.