Solução da NEC e HP permite lançar serviços de forma mais rápida e económica

A HP será a nova parceira da NEC Corporation. O objetivo das empresas passa por acelerar a adoção da tecnologia de Virtualização de Funções de Rede (NFV) por parte dos fornecedores de serviços de comunicações (CSP).

A NFV vai proporcionar aos CSPs uma nova forma de projetar, implementar e gerir serviços de rede. Ao desacoplar as funções de rede dos dispositivos de hardware proprietários, os CSPs podem efetuar a introdução de novos serviços de forma mais rápida e eficiente.

Após a integração do sistema, a NEC irá oferecer as suas funções de rede virtuais sobre a plataforma HP OpenNFV, nomeadamente a função HP Helion OpenStack Carrier Grade, o que irá garantir a fiabilidade, a escalabilidade e o desempenho requeridos pelos CSPs.

A pré-validação incluirá testes de verificação de conceito para certificar a correta integração das funções de rede virtuais da NEC com as soluções de infraestrutura da HP. A oferta final terá uma arquitetura aberta alinhada com o standard NFV Industry Specification Group do European Telecommunications Standards Institute, o que permitirá aos operadores de telecomunicações a flexibilidade necessária para ampliar ou adicionar novos serviços.

Esta oferta engloba hardware HP, o que inclui servidores, redes e produtos de armazenamento, estando a disponibilidade deste serviço prevista para o final do ano. Adicionalmente, as empresas pretendem desenvolver em conjunto uma plataforma de referência que demonstre as funções de rede virtuais da NEC e o software de gestão de infraestruturas HP OpenNFV em OpenStack e ambientes Linux KVM.

“A nossa colaboração com a NEC visa a criação de ambientes mais abertos para os clientes, indo de encontro ao seu requisito de uma implementação mais rápida e económica, prosseguindo o nosso compromisso em facilitar o crescente aumento da adoção da tecnologia NFV”, afirma, em nota, Werner Schaefer, vice-presidente de Network Functions Virtualization da HP.