HP pretende voltar ao mercado dos smartphones
A HP está a preparar o regresso ao mercado dos smartphones e a estratégia deverá passar pelos phablets. A empresa californiana já está a trabalhar em diversos dispositivos com ecrãs de seis e sete polegadas.
Ao que tudo indica, os phablets serão mesmo o modelo escolhido pela fabricante para regressar ao mercado dos dispositivos móveis. Esta nova linha de equipamentos deverá ser comercializada a preços entre os 200 e os 250 dólares, ou seja, entre os 146,1 e os 182,7 euros, e o seu principal destino será os mercados emergentes.
Estas informações vão de encontro ao que a CEO da HP, Meg Whitman, afirmou em 2012, quando disse que a empresa não apresentaria nenhum smartphone este ano, mas não negou a intenção de, no futuro, vir a lançar um. No entanto, mesmo sem um smartphone, a companhia não está longe do mercado mobile, pois lançou este ano o tablet Slate 7 e está também a caminho uma linha completa de tablets Android e Windows 8.
A HP fez a sua incursão no mercado dos smartphones em 2010, depois da aquisição da Palm, adquirindo o sistema operativo móvel WebOS e definindo uma estratégia agressiva de aposta no mercado móvel.
Os maus resultados da estratégia e a falta de margem da empresa para continuar a investir nessa área, aliados à retração do mercado das Tecnologias da Informação, ditaram uma inversão da estratégia e o abandono da presença no segmento. No entanto, desde essa altura que vários responsáveis da HP admitiram que estavam a analisar formas de voltar a assegurar uma presença no segmento.