HP proprõe novo modelo de financiamento para data centers

A consultora Forrester calcula que o custo total para construir um data center supera os 54 milhões de euros. Para evitar esse valor, a HP apresenta o HP Facility-as-a-Service (FaaS), uma alternativa ao modelo de financiamento destas infraestruturas.

data_center_02Os custos iniciais do desenho e da criação de um data center supera os milhões de dólares, mais de 59, segundo a Forrester. A isto é, ainda, preciso somar os custos relacionados com o consumo de energia, a adoção de pessoal e a manutenção.

Para evitar assumir este investimento, as empresas podem decidir usar modelos de partilha, que evita desembolsar capital inicial e operar num modelo de pagamento mensal mas que limita a flexibilidade e o controlo.

Como alternativa aos dois modelos, a HP apresentou o HP Facility-as-a-Service que permite aos cliente reorientar o seu investimento inicial desde a construção do data center.

Com uma quota mensal, que faz parte do contrato de serviço de manutenção, o cliente pode utilizar o centro de dados conservando todas as vantagens de um modelo próprio de controlo e segurança, podendo escalar em função do seu processo.

A proposta HP FaaS permite às empresas poupar milhões de euros no investimento inicial, que se foca em três pontos: incluir o custo total de construção do data center num contrato tipo de cinco anos, realizar o tratamento de requisitos específicos de capacidade e abastecimento através da extensa oferta de data centers modulares e, por fim, estabelecer uma relação contínua com a HP através de um contrato de serviços renováveis a longo prazo.