Huawei altera conselho de administração

A Huawei Technologies anunciou que elegeu um novo conselho de administração, sendo esta a sua primeira remodelação desde 2012.

A Huawei Technologies anunciou que elegeu um novo conselho de administração, sendo esta a sua primeira remodelação desde 2012, lançando alguma luz sobre os planos de sucessão da empresa após as especulações sobre a reforma do fundador Ren Zhengfei.

Ren vai deixar o cargo de vice-presidente da empresa, embora permaneça como CEO e membro do conselho sob a nova direção, disse a Huawei em comunicado citado pela Reuters.

A indústria de telecomunicações espera que o homem de 73 anos acabe por se reformar, mas a empresa não deu um prazo exato. A Huawei informou que Liang Hua, que ocupou vários cargos desde que se juntou à empresa em 1995, se tornará presidente do conselho, substituindo a presidente Sun Yafang.

A filha de Ren, Meng Wanzhou, que é CFO, foi eleita uma das quatro vice-presidentes na remodelação do conselho, disse a Huawei. A empresa também disse que seu sistema rotativo de CEOs, no qual Guo Ping, Eric Xu e Ken Hu costumavam ser CEO, seria substituído por um sistema de presidente rotativo. Os presidentes vão incluir Guo, Xu e Hu.

As novas nomeações acontecem com efeito imediato, disse a Huawei. A empresa chinesa foi fundada por Ren, ex-oficial do Exército de Libertação do Povo em 1987. A empresa tornou-se num participante global em equipamentos de telecomunicações e uma marca-chave em telefones móveis.