Huawei apresenta plano para fortalecer a sua oferta de serviços cloud

A Huawei vai investir mil milhões de dólares, ao longo dos próximos cinco anos, para ajudar os programadores a desenvolverem serviços baseados em cloud. A fabricante chinesa quer aumentar a sua pegada no mundo cloud e permitir que os seus clientes possam usufruir de soluções inovadores baseada nesta tecnologia.

Durante o Huawei Developers Congress, que se estreou hoje em Shenzhen (China), Ryan Ding, diretor-geral do segmento de produtos e soluções da empresa chinesa, anunciou que, até 2020, a Huawei iria investir mil milhões de dólares no seu Plano de Capacitação de Developers, através do qual pretende apoiar os programadores na criação de serviços que possam dar resposta às necessidades dos seus clientes.

Este plano é suportado por cinco iniciativas: a disponibilização de equipamento, fundos e expertise para os programadores parceiros; a criação de uma plataforma aberta e de laboratórios remotos para permitir que os developers possam desenvolver soluções de forma eficiente; certificação das soluções e das capacidades dos programadores; oferta de formação em I&D, vendas e disponibilização de soluções; e disponibilização de fundos para incentivar a criação de ecossistemas, marketing e venda de soluções.

Como parte desta estratégia, a Huawei vai disponibilizar tecnologias de computação cloud, Big Data, Internet das Coisas, mobile, SDN e BYOOD para otimizar o trabalho dos programadores, com os quais a empresa pretende criar parcerias.

Para esse fim, Ding anunciou também que a Huawei estaria a criar uma plataforma chamada eSDK, que, como diz a empresa em nota, “ajudará os programadores a acelerarem a inovação tecnológica e aumentará a sua eficiência no desenvolvimento de soluções”.