Huawei vem à IFA determinada a ganhar (mais) quota na gama média

Desafia as expectativas. Este foi o mote da Huawei para a IFA 2016, certame de Tecnologias de Informação que abre oficialmente as portas amanhã, em Berlim. Antecipando o evento, a marca chinesa apresentou aos jornalistas a nova estrela da companhia: a série Nova. E novas cores no P9. E  o novo MediaPad M3, reforçado com uma parceria com a harman/kardon.

* em Berlim

A IFA 2016 abre amanhã oficialmente as portas, em Berlim, mas as marcas já andam num rodopio com as novidades. Aliás, é já quase uma tradição.

A Huawei veio com três grandes novidades: o denominado Nova, Nova Plus e MediaPad M3. Acrescentou ainda duas cores, azul e vermelho, ao Pantone do premiado P9 e uma parceria com a harman/kardon, que veio potenciar a qualidade do som do tablet MediaPad.

Richard Yu, CEO do Huawei Consumer Business Group, que habitualmente vai a palco fazer as apresentações, fez uma pequena resenha do percurso que a Huawei tem vindo a fazer nos últimos cinco anos. Altura em que a marca chinesa não estava sequer nos primeiros dez playrers e, hoje, é medalha de bronze no mercado global.

A Nova estrela

Nova é o nome da nova série de telemóveis que, cá para nós que ninguém nos lê, pode muito bem vir “arrasar” o mercado dos produtos de gama média, dado os preços apresentados aqui em Berlim.

Porque, tal como disse o CEO, para além de continuar a apostar no design, não descuidou a performance.

O ecrã é de cinco polegadas, um display de 1080 e é um octa-core 2GHz Snapdragon 625 chip, 3GB de RAM e 32GB, expansível a 128GB, suportando microSD.

A câmara principal “fica-se” pelos 12 megapíxeis e uma abertura de f/2.2. A frontal é de 8MP. A bateria tem uns decente 3,020mAh que, em uso normal, dá direito a dois dias de utilização. Pelos menos é o que diz a marca, já que obviamente ainda não tivemos oportunidade de o testar. E, mais importante, “dá para estar cinco horas a jogar Pokémon Go”, disse entre sorrisos Richard Yu.

O preço do Nova é de 399 euros, sendo o Plus 429 euros. No entanto, ainda não se sabe se o mercado nacional vai ter “direito” à versão ampliada deste novo equipamento.

As cores apresentadas aqui em Berlim foram o Mystic Silver, o Titanium Grey, o Prestig gold e por último o glamoroso Rose Gold.

Mais cor nos P9

p9 red

O premiado P9, lançado este ano em Londres, tem duas novas cores disponíveis. Azul e vermelho estão agora disponíveis pelo preço de 549 euros. No próximo mês já devem estar a ser comercializados.

MediaPad M3

media pag M3

O novo MediaPad M3 vem sobretudo reforçado pelo som através de uma parceria com a harman/kardon. Aliás, está vista que esta é a estratégia da marca chinesa e que claramente tem vindo a resultar. Veja-se o sucesso que as vendas do P9 estão a ter globalmente, sobretudo pela aposta em lentes Leica que diferenciam este equipamento dos restantes do mercado.