IBM anuncia sexta geração da Arquitetura-X

A IBM acabou de lançar a Arquitetura X6 para servidores SystemX e PureSystems, proporcionando melhorias sem concorrência ao nível do desempenho e redução de custos nos sistemas x86 otimizados para cloud e Analytics. 

IBMEstes são os primeiros servidores no mercado a apresentar armazenamento integrado com tecnologia Flash de alto desempenho, e desenho modular orientado a reduzir custos e aumentar a resiliência e a disponibilidade.

“A nossa  Arquitetura-X para soluções e servidores x86 oferece um desempenho sem precedentes neste mercado, colocando a Companhia em primeiro lugar em sistemas x86 high-end”, afirma Adalio Sanchez, General Manager, IBM x86 e PureSystems Solutions. “Com o X6 continuamos a inovar e a oferecer um desempenho ímpar, fiabilidade e proteção de investimento para aplicações críticas”, acrescenta o responsável.

De modo a obterem uma melhor visão do seu negócio, as empresas estão rapidamente a adotar soluções de Big Data Analytics e estão também a movimentar aplicações críticas como ERP, Analytics e Bases de Dados para a Cloud, de modo a aumentar a eficiência e a reduzir custos. Neste contexto, os sistemas x86 são a primeira escolha para muitas delas.

A Arquitetura X6 representa a continuidade no investimento em investigação por parte da IBM, mantendo assim a liderança do mercado em sistemas x86. A nova geração de servidores fornece novos níveis de desempenho e resiliência para aplicações empresariais. Por exemplo, para aplicações que requeiram grande capacidade de memória, o X6 oferece a possibilidade de escalar memória três vezes superior à concorrência atual,  para além de sistemas x86 desenhados para cloud e Analytics.

A Arquitetura X6 é mais rápida, com armazenamento integrado eXFlash. Sendo o primeiro do mercado, este armazenamento baseado em DIMM fornece até 12,8 terabytes de armazenamento ultra-rápido, aumentando o desempenho das aplicações, com a clara redução de custos tanto no licenciamento de bases de dados como na redução ou eliminação da necessidade de armazenamento externo.

É também mais ágil, com um design modular e escalável que suporta múltiplas gerações de CPUs ao mesmo tempo, podendo reduzir os custos de aquisição até 28 por cento em comparação com as outras ofertas do mercado e proporcionando uma escalabilidade ao longo da vida útil do servidor sem disrupção ao nível do processamento.

A Arquitetura X6 também é mais resilidente, com ferramentas de gestão que reduzem drasticamente o custo e a complexidade da administração de sistemas e a capacidade de deteção preventiva de falhas em todos os sub-sistemas do servidor, incluindo processador e memória, e de autonomamente as corrigir. O X6 favorece a movimentação para ambientes cloud das aplicações mais críticas do negócio.

Os servidores suportados por esta nova arquitetura incluem o system x3850 X6 de quatro sockets, o System  x3950 X6 de oito sockets, e escalável IBM Flex System X880. A IBM introduz também o servidor de armazenamento System x3650 M4 BD, um servidor de dois sockets que pode levar até 14 discos internos e crescer até 56 terabytes de armazenamento de alta densidade.

Este novo servidor fornece um desempenho 46 por cento superior aos anteriores servidores IBM System x e é ideal para processar grandes volumes de dados.