IBM e Deloitte colaboram em soluções de gestão de risco

A IBM e a Deloitte anunciaram mais um passo na sua parceria estratégica ao lançarem um conjunto de soluções na área da gestão de riscos e conformidade regulatória.

deloitte-strand

Com várias mudanças significativas no domínio da conformidade regulatória, que aumentaram a exigência colocada às entidades financeiras, o que, a par da evolução no campo de risk intelligence, tem criado a necessidade de serem implementados avançados métodos de gestão integrada de risco. Estas entidades enfrentam uma pressão regulatória crescente para melhorarem os seus sistemas de gestão, procurando, também, aumentar a transparência, a competitividade e a margem financeira.

As empresas e os reguladores do mercado de serviços financeiros estão a rever as suas expetativas e as regras sobre como o risco deverá ser  identificado e mitigado e, ao mesmo tempo, temos assistido a avanços tecnológicos significativos na área do Big Data, da analítica e da computação cognitiva, o que pode proporcionar cada vez mais informação e conhecimento mais profundo e de um modo muito mais rápido do que alguma vez aconteceu.

A IBM e a Deloitte estão a desenvolver um conjunto de soluções para as entidades  de serviços financeiros para que possam tratar de forma mais célere e eficiente os seus requisitos de conduta e de conformidade regulatória. Uma destas soluções diz respeito à conformidade e ao controlo regulatório, combinando a inteligência de regulamentação da Deloitte com a tecnologia avançada da IBM.

As capacidades de analítica e de cloud da IBM estão presentes nestas soluções, e a empresa pretende, ainda, incorporar a computação cognitiva do IBM Watson por forma a desagregar e classificar regulamentos, parágrafo por parágrafo, ajudando os clientes a compararem a sua infraestrutura de controlo numa relação direta com as exigências regulatórias atuais e emergentes.

Esta solução pode facilitar a obtenção de uma visão simplificada de toda a empresa, ajudando a certificar a cobertura total de controlo regulamentar, a gerir a reabilitação e a priorizar os esforços para futuros programas de alterações de regulamentação.

Tom Scampion, Global Risk Analytics leader da Deloitte UK afirma que “a área da gestão de risco empresarial global está a sofrer uma transformação significativa, e as tecnologias emergentes como o big data e a analítica preditiva podem ser usadas para responder às exigências regulamentares complexas”.

Por sua vez, Alistair Rennie, General Manager Analytics Solutions da IBM, diz que “os serviços financeiros estão sob enorme pressão”, acrescentando que “existe a oportunidade de transformar a atual abordagem das empresas e alavancar os investimentos que estão a ser feitos por forma a ir além da conformidade regulatória e entregar valor real ao negócio”.

A IBM e a Deloitte começaram, também, a desenvolver a próxima geração de competências de gestão de riscos e conformidade regulatória.