IBM facilita estudo aos cientistas

 O Microbiome Immunity Project é uma iniciativa dinamizada pela World Community Grid da IBM que irá utilizar o poder de processamento excedentário dos computadores, tablets ou smartphones de utilizadores voluntários com o objetivo de realizar milhões de experiências virtuais para ajudar cientistas do Broad Institute of MIT and Harvard, do Massachusetts General Hospital, da University of California San Diego e do Simon Foundation do Flatiron Institute. O projeto visa mapear os três milhões de genes bacterianos encontrados no microbioma humano – a bactéria que vive no corpo humano e que se acredita que afeta a saúde – e prever a estrutura das suas proteínas associadas. 

Este estudo pretende entender melhor a interação do microbioma com a bioquímica humana e determinar como essa interação pode contribuir para doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, doença de Crohn e colite ulcerosa – doenças que afetam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo e que estão a ser diagnosticadas cada vez com maior frequência. Com uma melhor compreensão, os cientistas poderão assim prevenir e tratar mais facilmente essas doenças. 

Uma vez que estudar todo o microbioma humano seria quase impossível com os métodos tradicionais, o poder de processamento de supercomputação é partilhado através da World Community Grid da IBM, ou seja, qualquer pessoa com um computador e uma ligação à internet pode juntar-se a esta comunidade e inscrever-se para apoiar o Microbiome Immunity Project. 

Na prática, basta descarregar de forma segura um programa de software que, ao detetar que um dispositivo não está a ser utilizado, permite que este utilize a sua capacidade de computação para executar uma determinada tarefa, neste caso em nome dos cientistas. 

Os dados resultantes de milhões destas atividades serão depois analisados pela equipa de investigação. Os investigadores vão disponibilizar esses dados a outros cientistas, acelerando o avanço do conhecimento científico – e, em última instância, melhorando os tratamentos – de doenças autoimunes. 

 

 

Redação Silicon

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago