IBM lança serviços blockchain na nuvem

A IBM anunciou o lançamento de serviços para a tecnologia blockchain baseados na nuvem, e com foco na segurança. A intenção da empresa é endereçar os mercados dos serviços financeiros, governo e saúde.

A ideia é ajudar as organizações a desenharem e desenvolverem redes com a tecnologia que está na origem da cripta-moeda Bitcoin, num ambiente seguro e baseado na nuvem. A IBM justifica a iniciativa com o facto de esta ser uma tecnologia emergente para a qual ainda não há requisitos claros para operar redes blockchain na nuvem de forma segura.

“As redes blockchain são desenhadas a partir da noção de controlo descentralizado, mas alguns ambientes na nuvem deixam portas dos fundos abertas a vulnerablidades, que permitem acessos não autorizados”, indica a IBM, no comunicado do lançamento. “Trabalhando com equipas de especialistas de segurança, hardware, criptógrafos e investigadores, a IBM criou serviços cloud essenciais para redes blockchain de confiança e à prova de adulteração.”

A empresa diz que tem trabalhado com centenas de clientes, startups e programadores no desenvolvimento deste tipo de aplicações. “Os clientes dizem-nos que um dos inibidores da adoção de blockchain é a preocupação com a segurança”, explica Jerry Cuomo, vice presidente da área de Blockchain na IBM. “Embora haja um sentido de urgência em serem pioneiras no blockchain de negócios, a maioria das organizações precisa de ajuda para definir o ambiente cloud ideal que permite a estas redes funcionarem de forma segura na nuvem.”

As redes poderão estar a correr “em minutos”, promete a tecnológica. Os seus defensores argumentam que a tecnologia, que permite registar e verificar transações, pode ajudar a criar redes de negócio de custos mais eficientes e descentralizadas.

Mais informações sobre este lançamento da IBM estão disponíveis numa página dedicada à tecnologia.