IBM pondera adotar tecnologia de bitcoin para validar transações

De acordo com informação avançada pela agência Reuters, a IBM está a ponderar adotar a tecnologia por trás da bitcoin, conhecida como blockchain, para criar um sistema de pagamentos e moeda digital para as principais moedas.

ibm

A informação foi avançada por uma fonte ligada ao assunto, que explicou que o principal objetivo é permitir que as pessoas possam transferir dinheiro ou fazer pagamentos sem recorrer a bancos, poupando em custas de transação.

As transações monetárias usando o blockchain (uma espécie de lista de registo) permitiriam fazer os pagamentos de forma anónima e instantânea, sem recorrer a regulamentação do governo. Esta tecnologia é considerada como umas principais inovações da bitcoin.

Em vez de as transações serem guardadas num servidor separado e controladas por uma entidade individual, como uma empresa ou um banco, o “livro de registo” da bitcoin está aberto e acessível a todos os participantes da rede de moeda virtual.

“Quando alguém quer fazer uma transação no sistema, em vez de tentar adquirir bitcoin, basta dizer um valor de dólares. É quase como se fosse bitcoin sem a bitcoin”, disse a fonte à Reuters, sobre este projeto.

A IBM é uma das empresas tecnológicas que ambiciona expandir o uso de blockchain para além da bitcoin, a moeda virtual que, apesar da desconfiança, tem vindo a chamar a atenção de investidores.

Apesar de o projeto ainda estar numa fase inicial de desenvolvimento, a fonte afirma que existem bancos interessados na ideia. Ao contrário da bitcoin, este projeto de transação seria fiscalizado por bancos. Para além disso, seria também possível associar a moeda digital a uma conta bancária, possibilitando a criação de uma carteira digital ligada à conta.

A IBM não confirmou oficialmente, até o momento, estar a trabalhar em tal projeto.