Sessões de votação em blockchain aumentam 50%

As estatísticas anónimas Polys mostram que a tomada de decisões à distância está a ganhar popularidade entre os novos grupos de utilizadores.

O número de sessões de votação online disparou em 2020, quando as medidas restritivas obrigaram as pessoas a estudar e trabalhar a partir de casa sem a possibilidade de comunicar pessoalmente.

No entanto, apesar do regresso maciço aos locais de trabalho, alguns aspetos da interação à distância parecem ter ficado.

A tomada de decisão conjunta em linha está entre estes aspetos: uma comparação das estatísticas Polys de 2021 e 2022 prova que o número de sondagens realizadas permanece ao mesmo nível elevado que durante a pandemia.

No entanto, os investigadores observaram várias diferenças na quota e gama de setores que organizam e participam na votação electrónica.

Assim, enquanto as entidades educativas “ainda lideram”, representando uma quota de 57% das sondagens, “as empresas tornaram-se no segundo setor mais ativo, representando 14% de todas as sessões, em comparação com 7% durante o mesmo período em 2021”.

Os utilizadores da plataforma utilizaram as sondagens para realizar eleições de direção, escolher as nomeações e os vencedores dos concursos empresariais, e resolver questões relacionadas com o trabalho, tais como escolher a melhor atividade de formação de equipas, organizar uma conferência ou escolher uma data de regresso ao escritório.

A votação electrónica foi também utilizada para recolher feedback dos funcionários sobre as soluções e serviços da empresa, e para recolher opiniões sobre como melhorar os produtos e características.

Entre outras mudanças durante o último ano, houve uma diminuição das sessões entre ONGs e instituições governamentais, com a atividade a diminuir quase para metade.

Os dados mostram também que a votação em blockchain está a ganhar a atenção de novos públicos, tais como a comunidade de jogos, que não se encontravam anteriormente entre os utilizadores da Polys.

Os jogadores utilizam habitualmente a plataforma para eleger comandantes ou os melhores jogadores e escolher os nomes das suas equipas.