IBM e Red Hat vão colaborar na nuvem híbrida

Durante o arranque do IBM InterConnect, a empresa anunciou uma colaboração com a Red Hat para acelerar a adoção da nuvem híbrida. Isto significa que será possível correr os ambientes de nuvem privada Red Hat OpenStack na nuvem da IBM.

*em Las Vegas

A intenção, segundo as fabricantes, é ajudar as empresas a beneficiarem da velocidade e economias da plataforma OpenStack, alargando mais facilmente os seus workloads virtualizados com Red Hat à nuvem da IBM. Uma cloud híbrida à medida dos defensores de open-source.

“Muitos clientes empresariais escolheram a Red Hat como fornecedora, e nós temos de tornar mais fácil para eles a alavancagem dessas capacidades”, explicou o vice-presidente sénior de Nuvem Híbrida da IBM, Arvind Krishna (na foto), durante a conferência de imprensa após a apresentação no InterConnect.

Como parte da colaboração, a IBM tornou-se um fornecedor certificado de nuvem e serviços Red Hat; os clientes com Red Hat OpenStack e Ceph Storage poderão usar a IBM Private Cloud assim que a oferta estiver disponível, no final de março.

Já para o final do segundo trimestre está prometida a disponibilização do Red Hat Cloud Access em IBM Cloud, o que permitirá às empresas transferir subscrições por utilizar de Red Hat Enterprise Linux dos seus data centers para um ambiente virtualizado (no IBM Cloud Data Centers).

As duas fabricantes pretendem promover e vender as ofertas de forma conjunta, com foco em implementações em nuvem privada que incluem migração de workloads, recuperação e consolidação de centros de dados.