IBM e SAP anunciam integração na nuvem e computação cognitiva

A IBM e a SAP vão estreitar a sua parceria e integrar tecnologias complementares na nuvem e na computação cognitiva, prevendo a co-produção de soluções.

As duas gigantes caracterizam o aprofundar da parceria estratégica como um programa de transformação digital para acelerar a modernização dos clientes. A colaboração vai combinar as capacidades cognitivas e nuvem da IBM com a plataforma cloud da SAP, e inclui a utilização partilhada de recursos nas sedes de ambas – Palo Alto para a IBM e Walldorf para a SAP.

“As empresas pretendem co-inovar em soluções que aumentem o valor para os clientes através de extensões cognitivas, experiências de cliente e utilizador avançadas e funcionalidades específicas para cada indústria, tudo possível através da Business Suite 4 SAP HANA (SAP S/4HANA), disponível localmente e na nuvem”, dizem as empresas em comunicado. As novas soluções serão demonstradas nos centros de inovação que tanto a IBM como a SAP detém em várias localizações.

“O futuro da estratégia de negócio e valor de negócio vai proceder dos elementos fundadores deste anúncio – computação cognitiva, nuvem e o design de experiência de consumidor-qualidade em cada indústria”, resume Bridget van Kralingen, vice presidente sénior da IBM Global Business Services. “Estamos a formalizar um conjunto de aptidões complementares para simplificar e acelerar os resultados dos clientes na sua transformação em empresas cognitivas”, acrescenta.

Rob Enslin, presidente de operações globais de clientes da SAP, sublinha que as duas empresas vão dar aos clientes uma visão clara sobre o caminho a seguir para inovar os modelos de negócio.

A colaboração deverá incluir:

  • Soluções na nuvem:  A parceria entre a IBM e a SAP para os serviços HANA Enterprise Cloud será reforçada para escalar a plataforma IBM. Haverá ainda colaboração em soluções específicas
  • Soluções on-premise: As duas empresas vão permitir o envolvimento dos clientes em ofertas híbridas e on-premise com SAP HANA em cima de sistemas IBM Power, com suporte do novo Centro de Excelência IBM Power Systems para SAP HANA em Austin, Texas.
  • Capacidades cognitivas: A IBM vai desenvolver soluções cognitivas para SAP S/4HANA
  • Experiência de cliente e utilizador: A agência IBM Interactive Experience (iX), a SAP Global Design, responsável pela interface SAP Fiori e a equipa SAP Customer Engagement and Commerce vão trabalhar juntos em experiência pré-designadas que podem depois ser personalizadas.
  • Serviços integrados: As empresas vão desenvolver modelos de consultoria colaborativa com base em metodologias de serviços e suporte ágeis.

Mais detalhes disponíveis no site da IBM.