IBM Smarter Cities Challenge vai ajudar cinco cidades a “ficarem” mais inteligentes

A gigante tecnológica vai disponibilizar serviços de consultoria pro bono sobre como melhorar a vida dos cidadãos nas cidades de Busan, Palermo, San Isidro, San Jose e Yamagata. Durante 2018, as equipas de especialistas da IBM vão dar conselhos sobre questões como habitação social, desenvolvimento económico, imigração e segurança pública.

IBM Smarter Cities Challenge é uma iniciativa da divisão de Cidadania da IBM que existe desde 2010 e já abrangeu 130 cidades em todo o mundo. Cada projeto de consultoria tem o valor comercial de 500.000 dólares, sendo que já foram prestados serviços pro bono pela IBM avaliados em mais de 68 milhões de dólares.

Para o próximo ano, os cinco centros urbanos escolhidos, entre mais de 100 candidatos, foram Busan na Coreia do Sul, Palermo em Itália, San Isidro na Argentina, San Jose nos EUA e Yamagata no Japão. Estas cidades vão poder usufruir das capacidades analíticas cognitivas do Watson para identificar e perceber os diversos padrões de transporte ou tendências de saúde pública, ou ainda, fenómenos meteorológicos naturais e de influência humana. As análises vão depois ajudar na tomada de decisões e implementação de estratégias para tornar essas localidades mais inteligentes e ao serviço dos cidadãos que lá habitam e/ou trabalham.

Entre os projetos do programa Smarter Cities Challenge consta uma cidade portuguesa, Faro. A capital algarvia recebeu da IBM uma série de recomendações na área do turismo, da inovação e da economia do mar.

“Nos últimos sete anos, vimos fortes candidaturas de mais de 800 cidades de todo o mundo que propuseram iniciativas em que o talento da IBM e a tecnologia os poderiam ajudar a resolver os seus problemas mais difíceis, mas 2017 destacou-se. Felicitamos os vencedores deste ano e estamos ansiosos para colaborar com cada um deles no Smarter Cities Challenge”, indicou em comunicado, Jennifer Ryan Crozier, Vice-Presidente de Cidadania Empresarial da IBM e Presidente da IBM Foundation.

Veja os testemunhos dos responsáveis de cidades que já melhoraram a qualidade de vida dos seus residentes com base nas recomendações da IBM: