IDC Directions 2015: HP à beira da cisão

A HP está a preparar-se para dividir o seu negócio em dois. José Correia, diretor-geral da HP Portugal, e Carlos Leite, diretor-geral de serviços empresariais da marca, falaram hoje sobre o futuro da empresa em Portugal.

No próximo dia 1 de novembro, a HP, como agora a conhecemos, deixará de existir, com a cisão do seu negócio em duas empresas distintas e autónomas: a HP Inc, que fica com o negócio dos PC e da impressão, e a Hewlett-Packard Enterprise, que se ocupará dos serviços empresariais.

José Correia referiu que dois terços das receitas do negócio de impressão e de PC da HP são gerados no segmento B2B.

“Investimos muito na inovação dos produtos existentes”, disse o diretor-geral, demonstrando que o progresso do negócio não deve ser apenas centrado na aposta em novas tecnologias mas também no fortalecimento das que já existem.

A nova HP Inc estará também de olhos postos no futuro e vai procurar antecipar tendências tecnológicas e criar novas categorias de produto.

A transformação 3D, as experiências imersivas, a robótica, a Internet das Coisas e a hipermobilidade são os cinco pilares que vão fundar a estratégia da nova empresa.

Por sua vez, Carlos Leite, responsável pela futura Hewlett-Packard Enterprise, disse que esta é “uma empresa 100% dedicada ao mundo empresarial.

Ele sublinhou que é cada vez mais fácil transformar ideias em negócios e que as resistências à economia digital estão em diminuendo.

Assim, a nova Hewlett-Packard Enterprise terá como missão ajudar as empresas a adaptarem os seus negócios aos novos paradigmas tecnológicos. Carlos Leite está seguro de que “hoje em dia, a tecnologia é a chave para a sobrevivência”.

A Hewlett-Packard propõe-se a adaptar a tecnologia à necessidades dos clientes; a garantir a proteção dos dados, utilizadores e das aplicações da empresa numa perspetiva muti-dispositivo; a ajudar as empresas a extraírem o máximo valor dos dados de que dispõem; e a possibilitar a criação de novas experiências para os clientes dos seus clientes.