IDOL 4 VR e IDOL 4S chegaram hoje a Portugal

A Alcatel apresentou, hoje, em Lisboa os novos smartphones IDOL 4 VR e IDOL 4S que vêm suceder ao IDOL 3, modelo de grande êxito em Portugal. Estes modelos são disponibilizados com uma caixa que se transforma em óculos de Realidade Virtual (VR).

A linha IDOL 4 pretende ser uma melhoria do seu antecessor IDOL 3 e o conceito que sustenta os novos modelos é o mundo aumentado, ou seja, um mundo com Realidade Virtual.  A Alcatel acredita que o boom da RV vai acontecer com os smartphones e quis adiantar-se e lançar os seus modelos com óculos de RV integrados na caixa do equipamento para que todos os seus utilizadores possam experienciar esta tecnologia.

A Alcatel quer “democratizar a inovação” conforme afirmou Tiago Sá, Sales Manager da Alcatel em Portugal durante a apresentação dos novos equipamentos. É esse o objetivo da empresa com a inclusão dos óculos de VR nos novos modelos, fazer chegar a inovação à maioria dos consumidores. A Alcatel recebeu certificação da Google no projeto Daydream sendo um dos dois fabricantes cujos equipamentos vão ser compatíveis com os todos conteúdos de RV que a Google vai disponibilizar. “Este é um motivo grande orgulho”, refere o responsável de vendas da Alcatel.

IDOL 4 Boom KeyEstes dois novos equipamentos destacam-se por terem sido pensados para a geração millennial e por essa razão possuem uma Boom Key inovadora que permite ter acesso de forma muito rápida a várias funcionalidades, dependendo do local do software onde nos encontramos. Se o smartphone estiver em modo stand by e carregarmos na tecla Boom, o IDOL vai fazer até 15 fotografias mas se estivermos na galeria de imagens, constrói um mosaico de imagens que podemos partilhar. Se estivermos na área de vídeos feitos com o telemóvel, a Boom Key cria efeitos e a ouvir música, melhora os graves, volume e clareza do som. No ambiente normal, a tecla Boom coloca a meteorologia em modo 3D.

Os novos IDOL têm, também, “multimédia aumentada” conforme indicou Tiago Sá. As câmaras são de grande qualidade e fazem fotos e selfies de 360 graus, o som têm potencia de 3.6W com duas colunas dianteiras e duas traseiras e a aplicação Onetouch Music foi melhorada e permite integração com outras apps como o Shazam.

Outra mais valia dos equipamentos é a reversibilidade já patente no seu percursor mas agora é a triplicar, ou seja, da esquerda para a direita, de baixo para cima e frente ou verso. O interface reposiciona-se qualquer que seja a forma em que o utilizador coloque o telemóvel.

O IDOL 4 VR tem um ecrã 5.2” FHD, com processador Octa Core Qualcomm Snapdragon 617, 3GB de RAM e 16GB de ROM, bateria com 2610 mAh, câmara traseira de 13 MP e frontal de 8 MP.

O IDOL 4S por sua vez possui um ecrã 5.5” QHD 2K AMOLED, processador Octa Core Snapdragon 652, 3GB de RAM e 32GB de ROM, bateria de 3000 mAh, câmara traseira de 16 MP e frontal de 8 MP.

Ambos os dispositivos são Dual Sim e disponibilizam a hipótese de aumentar a memória recorrendo a um cartão microSD até 512GB, ao contrário do IDOL 3. Esta foi uma melhoria realizada após as críticas que a Alcatel recebem nesse modelo, o que demonstra que a empresa sabe ouvir os seus consumidores.

idol2
 

A nível de software, os IDOL trazem o Android  6.0 Marshmallow e conteúdos de realidade virtual com vídeos e jogos podem ser descarregados para o equipamento através do Onetouch VR Hub, uma app construída para aceder facilmente a conteúdos gravados de realidade virtual, ou apps como a Littlstar.

O IDOL 4 VR e IDOL 4S já estão disponíveis em Portugal com um PVP 299,99€ e 449,99€, respectivamente.