Indra alcança 60 milhões de lucro líquido

No segundo trimestre de 2014, a evolução da atividade da Indra desenvolveu-se dentro das previsões realizadas no início do ano. Verificou-se uma ligeira melhoria na atividade em Espanha no segundo trimestre em relação ao primeiro, que se espera que continue no segundo semestre, com base na melhoria demonstrada pelos indicadores macroeconómicos recentemente publicados.

indraNa generalidade, mantém-se uma forte atividade no resto das regiões, embora afetadas por uma desvalorização cambial significativa. Esse desempenho cambial, verificado principalmente nas moedas latinoamericanas, subtraiu 18 pontos ao crescimento da região

O volume de vendas foi de 1476 milhões de euros, o que supõe um ligeiro descréscimo de um por cento em relação ao números reportados no mesmo período do ano anterior, enquanto que com taxas de câmbio constantes teria havido um crescimento de cinco por cento.

O comportamento da empresa por regiões continua a ser positivo, com exceção do mercado espanhol (que representa 39 por cento do total), onde as vendas caíram nove por cento. Apesar de ser esperada uma diminuição das vendas ao longo de todo o ano, prevê-se uma melhoria do seu comportamento no segundo semestre do ano. A AMEA obteve uma boa evolução, com um crescimento de 22 por cento na moeda local (18 por cento relatado); Europa e América do Norte aumentaram onze por cento na moeda local (dez por cento relatado); América Latina aumentou 14 por cento na moeda local (decréscimo de 4 porcento reportado).

Em relação a mercados verticais, na moeda local, a Administração Pública e Saúde obteve um crescimento de 25 por cento; Transporte e Tráfego aumentou dez por cento e os Serviços Financeiros aumentaram seis por cento. Registou-se uma evolução estável nas áreas de Segurança e Defesa, enquanto a atividade nas áreas da Energia e Indústria obteve um decréscimo de três por cento e a área das Telecoms e Media registou uma queda de 13 por cento, refletindo a difícil situação desses mercados, principalmente em Espanha, embora se espere uma melhoria até ao final do ano.

O lucro líquido registado foi de 60 milhões de euros, representando assim um aumento de 27 por cento em relação ao mesmo período de 2013, em parte devido a menores despesas extraordinárias.