Indra instala sistema de satélite em navios alemães

A Indra vai instalar sistemas de comunicação por satélite nas corvetas K-130 da Marinha alemã. Em parceria com a Atlas Elektronik, uma tecnológica alemã especializada na área militar, a empresa espanhola vai integrar os seus terminais TNX-100 em cinco navios, para potenciar a comunicação e a transmissão de dados.

corveta k130 marinha alemanha indra

O contrato foi conseguido através de um concurso, no qual participaram vários fabricantes europeus de terminais. Mas foi o TNX-100 da Indra que levou para casa a coroa de louros. Já desde 2003 que a Marinha germânica tem vindo a encomendar à empresa espanhola projetos de implementação de sistemas de defesa eletrónica nas corvetas de classe Braunschweig (K-130).

Explica a Indra em nota que o seu terminal é composto por “duas antenas estabilizadas de 1,5 metros de diâmetro, tem a capacidade de transmitir e receber em simultâneo até 4 Mbps”. Este sistema já faz parte de vários navios espanhóis, como o Juan Carlos I ou as fragatas F-100.

O TNX-100, devido à sua estrutura modular, é adaptável a diversos modelos de navios sem que para isso tenham que ser operadas muitas reconfigurações.

As corvetas K-130 ficam, assim, munidas de tecnologia que, para além de permitir detetar e identificar sinais de radar, neutraliza sinais que possam constituir potenciais ameaças, através da perturbação ou modificação da frequência, enviando ao inimigo informação errada.