Categories: Software

Indra lança solução para setor do Retalho

A Indra lançou a Inbeacon, uma solução de retalho inteligente que visa oferecer ao marketing serviços avançados mediante tecnologias vanguardistas de geolocalização e Big Data. A empresa, presente em Portugal desde 1997, apresentou o protótipo da solução no âmbito de uma conferência promovida pela Federação Espanhola de Indústrias da Alimentação e Bebidas (FIAB), na capital espanhola de Madrid.

A novidade apresentada é uma solução integral e personalizável, baseada nas últimas tecnologias de mobilidade, Internet das Coisas (IoT) e geolocalização Indoor, que aproveita as capacidades Big Data do SOFIA2, o middleware de integração de informação da Indra.

O Inbeacon integra uma aplicação para smartphones com capacidade para rastrear os sinais de dispositivos beacon que tenham sido previamente instalados num espaço comercial e configurados com informação de interesse. A aplicação “alimenta-se” da plataforma SOFIA2, que atua como infraestrutura de serviços back-end para o armazenamento e exploração, em tempo real, da informação recebida dos dispositivos móveis. A solução permite ainda incorporar informação sobre concorrência e opiniões em redes sociais. O SOFIA2 utiliza técnicas analíticas avançadas e facilita a interoperabilidade de grandes volumes de dados de naturezas distintas.

A solução permite que o consumidor, após o download da aplicação, receba no seu smartphone informação útil de promoções personalizadas em função da sua localização no estabelecimento, a fim de melhorar a sua experiência e ajudá-lo na tomada de decisões na aquisição de produtos. Constitui-se como uma potente ferramenta para a gestão “Smart” de uma superfície comercial, com a vantagem adicional de permitir apurar o número de visitantes e realizar a sua análise de vendas (produtos mais solicitados, afluência de público, tempo de permanência ou notificações enviadas).

A combinação destas tecnologias constitui a base para maximizar a experiência do cliente e oferecer um inovador canal de comunicação sobre novos e diferentes produtos, assim como personalizar a sua oferta segundo a sua localização e perfil do consumidor. O Inbeacon também torna possível a prestação de serviços de assistente virtual e visitas guiadas. A adoção desta ferramenta ajudará as superfícies comerciais a beneficiar de uma maior proximidade entre marcas e clientes, incorporar dados de interesse nas suas bases de dados e dirigir de forma mais efetiva a informação promocional ao público-alvo graças ao conhecimento do seu perfil e hábitos.

O SOFIA2 é o primeiro middleware para aplicações inteligentes. Esta solução criada pela Indra dispõe de infraestrutura para o desenvolvimento de soluções Smart (Smart Cities, Smart Energy, Smart Health, Smart Retail, entre outros) com capacidades empresariais, como implantação em cloud, Big Data, (para armazenamento e exploração da informação mediante técnicas analíticas), escalabilidade (para adicionar novos equipamentos ou capacidade) e multiplataforma, reutilizando todo o conhecimento adquirido no programa europeu de i+D+I Smart Objects for Intelligent Applications. Por outras palavras, foi concebida para que as aplicações que a utilizam possam criar, em qualquer linguagem ou dispositivos (desde PC, smartphones, Tablets, iPads).

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

2 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

3 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

4 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

4 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

5 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

6 dias ago