Categories: EmpresasNegócios

Indra revela estudo sobre perda de rentabilidade de empresas

Um estudo da Indra revelou que entre 2008 e 2012, os operadores europeus terão perdido cerca de 12 mil milhões de euros em rentabilidade. Segundo a investigação da empresa, isto sucedeu devido aos novos desafios de consumo e estratégias de empresas como a Google e a Microsoft.

Para que a sobrevivência não esteja em risco, as empresas devem aplicar mecanismos de venda multicanal seletivos e digitais, aumentando a satisfação dos clientes e reduzindo os custos de operações ao mesmo tempo. 

As novas formas de consumo e os desafios da era digital estão a condicionar a maneira como as operadoras se relacionam com os clientes, de acordo com um estudo publicado pela empresa.

Segundo a Indra, “as telecomunicações tornaram-se um segmento saturado com altas taxas de penetração dos serviços”. Nesse sentido, os serviços de voz têm registado uma quebra e fala-se ainda numa “regulamentação pouco favorável” a este tipo de serviços.

A Microsoft e a Google terão também contribuído para o momento menos positivo do segmento de vendas das operadoras. De acordo com a análise da Indra, as duas empresas conseguiram ficar com 35 por cento do negócio das telecomunicações. “A venda direta de equipamentos, sem fidelização e em postos de venda próprios ou no retalho ajudam a perceber a oscilação do mercado.”

Pedro Enguião

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago