Categories: Segurança

Indústria conectada é mais vulnerável a ciberataques, diz estudo

O levantamento revela que apenas metade das empresas tem conceitos especializados em segurança implementados. Além disso, a automatização e a interligação em rede da produção industrial podem trazer benefícios significativos para as empresas, contudo também trazem enormes desafios para a segurança de TI.

O documento, informa os líderes de indústria, especialistas e formadores de opinião sobre os riscos e as potenciais estratégias de segurança a serem adotadas para garantir a utilização segura da conectividade e dos serviços em nuvem.

Hoje, cerca de um terço das empresas recebe algum tipo de ciberataque várias vezes por semana. No entanto, apenas metade destas empresas implementaram medidas especiais de segurança.

O levantamento entende que alcançar o melhor nível de segurança muitas vezes enfrenta obstáculos, como a quantidade de componentes envolvidos numa solução industrial de IoT. Ou ainda a necessidade de abrir redes e sistemas para clientes, fornecedores e parceiros. Obviamente a segurança absoluta é tão irreal quanto o desejo de implementar medidas de proteção e depois esquecê-las.

O documento indica que se as empresas querem estar bem preparadas, é importante que comecem com uma análise de risco que possa ser utilizada para desenvolver um conceito de segurança global.

A gestão da segurança de maneira eficiente começa com a seleção de equipamentos, aparelhos, sistemas e componentes de rede. As empresas devem estar certas de que seus fornecedores embutiram regras de segurança nos produtos, o que também se aplica a serviços de conectividade e de nuvem. Fornecedores de confiança testam e certificam com frequência os seus padrões de segurança.

Para uma proteção ainda maior, é recomendável que as companhias desenvolvam um abrangente conceito de segurança, utilizando a abordagem de defesa em profundidade. Essa abordagem divide a arquitetura de TI em várias camadas, cada uma delas recebendo medidas de segurança próprias. Isso garante que, a cada camada invadida, os atacantes encontrarão uma outra porta fechada.

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 dia ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

2 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

5 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

6 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

1 semana ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

1 semana ago