Uma equipa do Instituto de Engenharia de sistemas e computadores anuncia o lançamento do FAQtos, um projeto tecnológico de âmbito nacional que, a partir do Instituto Superior Técnico, vai informar o público acerca da radiação eletromagnética emitida por sistemas de comunicações móveis.
Este projeto propõe também um desafio à comunidade escolar, com a organização anual do Prémio FAQtos. Pensado para todos os alunos do ensino secundário, tanto de escolas públicas como privadas, o prémio vai convidar alunos e professores orientadores a entregarem projetos de natureza interdisciplinar e transdisciplinar que contribuam para a formação de uma consciência coletiva na matéria de campos eletromagnéticos oriundos de fontes de telecomunicações. Os melhores alunos receberão prémios entre os 500 e os 1500 euros.
“O FAQtos vai ajudar a esclarecer e a desmistificar questões relacionadas com o tema das radiações, nomeadamente no que se refere aos efeitos da exposição aos campos eletromagnéticos na saúde da população e no ambiente”, refere Luís Correia, Coordenador do FAQtos, Investigador do INOV-INESC e Professor do IST.
“O Prémio FAQtos vem reforçar o caráter informativo do projeto através do estímulo às camadas mais jovens em aspetos como o desenvolvimento de metodologias de projeto, a promoção de competências no exercício de uma cidadania ativa e claro, o espírito criativo”, acrescenta o professor.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…