Intel anuncia compra da israelita Mobileye por 15,3 mil milhões

A compra deve impulsionar a maior fabricante de chips mundial a tornar-se um dos maiores fornecedores de tecnologia para veículos autónomos para a indústria automóvel. A Intel já tem demonstrado através de outras aquisições, como a McAfee na área de cibersegurança, que quer expandir a sua ação além do seu core, o negócio de semicondutores, e este é um grande passo nesse sentido.

De acordo com as informações divulgadas, a Intel vai pagar 63,54 dólares por ação, o que representa um acréscimo de 33% em relação ao valor de fecho das ações em bolsa da empresa israelita na sexta-feira (47 dólares).

Mobileye foi fundada em 1999, emprega 600 trabalhadores e possui 70% do mercado de sistemas de assistência à condução e anticolisão. O portfólio da companhia inclui câmaras, sensores, mapeamento de estradas, machine learning, software de cloud, entre outros.

Este anúncio surge alguns meses depois da fabricante de chips ter comunicado uma parceria com a israelita para colocar os seus processadores a trabalhar em conjunto com chips EyeQ em veículos autónomos e do projeto entre estas duas empresas e a BMW para uma frota de 40 carros sem condutor, que deverão começar a ser testados na estrada durante o segundo trimestre deste ano.

A Intel afirmou, ainda, que vai integrar a sua divisão Automated Driving Group (ADG) na operação da Mobileyee que será o Chairman da companhia com sede em Jerusalém, Amnon Shashua, que vai liderar a unidade.

Brian Krzanich, CEO da Intel, disse que a compra vai originar uma fusão entre “os olhos dos carros autónomos e o cérebro que realmente conduz o carro”.

O mercado dos veículos autónomos está, assim, em grande movimentação já que em outubro, a Qualcomm tinha anunciado a aquisição da holandesa NXP, o maior fornecedor de chips automóveis, por 47 mil milhões de dólares.

E é compreensível o atrativo desta área, o que está em jogo é muito aliciante para qualquer empresa pois de acordo com as previsões da Goldman Sachs, o mercado de sistemas de assistência à condução e de veículos autónomos deverá atingir 96 mil milhões de dólares em 2025.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago