Internet das Coisas: Amazon e Brita lançam jarro de água com Wi-Fi

Neste caso, as duas empresas estão a lançar um jarro de água que vem com Wi-Fi integrado e regista as quantidades de água que passam pelo filtro. O Brita Infinity vai encomendar de forma automática e sem a intervenção do utilizador um novo filtro quando estiver na altura, através do serviço da Amazon Dash Replenishment – que permite automatizar as encomendas de coisas como detergente para a louça ou para a roupa.

“Este jarro conectado dá às pessoas exatamente o que elas querem, um novo filtro Brita no correio no momento em que precisam dele”, dizem as empresas em comunicado. O jarro está à venda por 44,99 dólares na loja online da Amazon.

Para acederem ao serviço, os utilizadores têm de se registar no site Infinity da Brita, ligar o jarro à rede Wi-Fi doméstica e subscrever o serviço da Amazon. Há sempre a opção de editar as encomendas ou cancelar o serviço.

“As pessoas compram os jarros da Brita porque querem água mais limpa e com bom sabor que a da torneira, mas o desafio é lembrarem-se de terem o filtro de substituição à mão quando precisam dele”, comenta o diretor geral da Brita, Ed Huber. “Vimos a oportunidade de trabalhar com a Amazon para tornar esta questão mais fácil”, acrescenta, dizendo que é uma solução “simples e elegante.”

Para a Amazon, é uma porta para um mundo que lhe pode trazer uma infinidade de compras automáticas, que não dependem do impulso do utilizador, dos descontos temporários ou grande esforço de marketing. No ano passado, a marca começou por lançar os Dash Buttons, botões que se podem colocar em equipamentos e carregar (literalmente) quando é preciso encomendar mais, por exemplo, papel de cozinha.

Agora o serviço Dash Replenishment está a integrar-se nos aparelhos com sensores embebidos. A retalhista pode começar a imaginar um mundo em que os frigoríficos, os fogões, as despensas e os aspiradores encomendam filtros, espargos e bolachas sozinhos. Algumas das empresas que assinaram acordo para integrarem o serviço nos seus aparelhos são a General Electric, Samsung, Brother e Whirlpool.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago