Categories: Segurança

Investigadores descobrem vulnerabilidades no Whatsapp e Telegram

A vulnerabilidade permite ao cibercriminoso enviar o código malicioso oculto dentro de uma imagem de aspeto inofensivo. Assim que o utilizador carrega na fotografia, abre o acesso completo aos dados armazenados no WhatsApp ou Telegram. O cibercriminoso pode enviar o ficheiro malicioso a todos os contactos da vítima.

A Check Point revelou esta informação às equipas de segurança da WhatsApp e Telegram no passado dia 8 de março. Ambas as companhias reconheceram o problema de segurança e desenvolveram uma solução para os clientes web em todo o mundo.

WhatsApp e Telegram usam um processo de  encriptação de mensagens end-to-end como medida de segurança de dados, de modo a garantir que só as pessoas que se comunicam possam ler as mensagens. A técnica foi a fonte deste ponto fraco, sendo que as mensagens foram encriptadas uma vez enviadas pelo remetente, as aplicações não puderam ver o seu conteúdo, pelo que não conseguiram evitar que fosse enviado malware.

“Esta nova vulnerabilidade põe em risco centenas de milhões de utilizadores do WhatsApp Web e do Telegram Web”, explica Oded Vanunu, diretor de investigação de vulnerabilidade de produtos da Check Point. “Ao enviar simplesmente uma foto aparentemente inofensiva, um cibercriminoso pode passar a controlar a conta de um utilizador, aceder ao historial de mensagens, ver e descarregar todas as fotos partilhadas e enviar mensagens em nome da vítima”, complementa o diretor.

É de recordar que ambas as aplicações contam com mais de 100 milhões utilizadores que usam diariamente as suas funcionaldiades. No caso do Telegram, há uma média de 15 milhões de mensagens enviadas em cada dia.

João Pardal

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago