Investimento em tecnologia Digital Twins cresce 40% no setor Aeroespacial & Defesa

Confiança das empresas do setor de A&D na tecnologia Digital Twins aumenta e duas em cada três considera que a sustentabilidade é um dos principais motivos.

O novo estudo do Research Institute da Capgemini Mirroring Reality: Digital Twins in aerospace and defense’  revela  que o investimento das organizações do setor Aeroespacial & Defesa (A&D) em tecnologia digital twins aumentou 40% no último exercício, representando 2,7% das receitas dessas empresas.

Este aumento espelha “a confiança crescente das organizações na capacidade desta tecnologia gerar benefícios ao longo de toda a cadeia de valor, incluindo na fase de produção e nas operações em curso, indo além da mera fase de desenvolvimento dos produtos”.

Dois terços das empresas do setor de A&D que foram inquiridas pelo estudo também salientaram o contributo da tecnologia digital twins como facilitadora para alcançar as metas de sustentabilidade.

O estudo sublinha que as organizações do setor de A&D que adotaram a tecnologia digital twins aceleraram as suas jornadas de transformação digital, alcançaram uma maior continuidade digital e adicionaram inteligência às suas operações.

Com base num estudo anterior do Research Institute da Capgemini, que analisou o nível de interesse pela tecnologia digital twins nos vários setores de atividade, conclui-se que 73% das empresas do setor de A&D possuem agora um roteiro a longo prazo para esta tecnologia, por comparação com 57% há apenas um ano.

Quase dois terços (61%) também encaram agora a tecnologia digital twins como uma peça estratégica para a transformação digital global dos seus negócios, contra 51% em 2021.

De acordo com o estudo, os principais fatores que impulsionam os investimentos em tecnologia digital twins são: o avanço tecnológico (78%), a otimização de custos que proporciona (71%), a redução do tempo de comercialização (70%), o aumento das vendas (63%) e o fornecimento de um ambiente avançado de formação para os seus colaboradores (68%).

Tradicionalmente este é um setor altamente poluente e cuja atividade resulta na produção de elevadas taxas de carbono. Em 2018, só a indústria da aviação emitiu mais de mil milhões de toneladas de CO2. Nesse sentido, esta tecnologia tem vantagens: duas em cada três (67%) organizações do setor referiram que melhorar a sustentabilidade é um dos principais impulsionadores dos seus investimentos neste campo.

Por seu lado, quase metade (47%) das organizações inquiridas disse acreditar que a implementação da tecnologia digital twins na fase de projeto ajudará a obter benefícios no curto prazo, enquanto 39% concordaram que também otimizará as cadeias de abastecimento e 33% afirmaram que apoiará os processos de engenharia de produção no curto prazo.

“As empresas do setor A&D começam a compreender que a tecnologia digital twins tem um valor que vai muito além da criação de modelos 3D de produtos e soluções. O verdadeiro potencial desta tecnologia é ser capaz de simular com precisão cada etapa do processo de criação, desde a conceção até à produção, passando pelas operações e respetivas aplicações no mundo real. Os modelos 3D que muitas organizações utilizam atualmente são apenas imagens estáticas, uma implementação totalmente realizada da tecnologia digital twins é um filme”, afirma Lee Annecchino, Global Industry Lead for Aerospace & Defense da Capgemini.