Multimilionária angolana quer PT

Isabel dos Santos, filha do Presidente angolano José Eduardo dos Santos e primeira multimilionária africana, apresentou uma Oferta Pública de Aquisição sobre a Portugal Telecom no valor de 1,21 mil milhões de euros, que veio agitar o mercado nacional das telecomunicações.

isabel dos santosProprietária da NOS e a mulher mais rica do continente africano, Isabel dos Santos colocou em cima da mesa uma proposta de aquisição da PT Portugal, naquela que será uma estratégia para conservar os ativos da empresa em mãos portuguesas.

A oferta é avançada pouco tempo após a operadora francesa Altice ter mostrado estar disposta a desembolsar 8,7 mil milhões de dólares pelos negócios portugueses da PT, controlados pela brasileira Oi.

A Bolsa de Valores de Lisboa suspendeu a venda das ações da Portugal Telecom SGPS depois da licitação de 1,21 mil milhões de euros lançada pela empresária através da sua empresa Terra Peregrin que, segundo o Diário de Notícias, foi criada apenas dois dias antes da OPA.

O acordo de fusão das operações da PT e da Oi padece de uma inconstância crónica que o tornou um negócio altamente mediatizado e alvo de múltiplas críticas, tanto a nível nacional como internacional.

Condenado pela opinião pública, o empréstimo obscuro de 900 milhões de euros feito à Rioforte pela PT, à revelia dos seus acionistas, valeu à operadora portuguesa uma redução de 11,3 por cento (de 37 para 25,7 por cento) da participação na empresa resultante da combinação dos negócios, a CorpCo.

Apesar de não ter sido confirmado, acredita-se que a OPA de Isabel dos Santos seja uma manobra para tentar conservar na esfera empresarial portuguesa os ativos da PT, que a Oi tem procurado vender para amortizar dívidas.

Com a oferta, a empresária apresentou uma série de condições que a Oi terá de respeitar para que a compra seja efetivada. Contudo, a empresa brasileira mostrou-se determinada a não vergar-se sob as exigências de Isabel dos Santos, adjetivando como “inoportuna” o termo que exigiria a revisão do acordo de permuta de ações promulgado no passado mês de setembro pelos acionistas da PT relativamente ao negócio de fusão das duas empresas.

A manobra da empresária para deitar a mão às operações portuguesas da PT poderá cair por terra mesmo antes de levantar voo.

Não obstante, a proposta surtiu já o atraso da venda da PT Portugal pela Oi, o que poderá dar à empresária a oportunidade que precisa para delinear um plano de contingência.

A oferta de 1,35 euros de Isabel dos Santos por cada ação da PT representa um aumento de onze por cento do valor atingido na Bolsa de Lisboa na passada sexta-feira, sete de novembro. Contudo, hoje o valor das ações da Portugal Telecom encontra-se já cinco cêntimos acima, nos 1,42 euros, o que coloca a proposta de Isabel dos Santos num patamar inferior.