ITU explica como chegar à 5G

Foi divulgado no site da União Internacional de Telecomunicações (ITU) um plano orientador que elucida como vai ser desenvolvida a tecnologia 5G no mercado.

A informação, disponibilizada por um grupo integrante do organismo internacional, estabelece quais as metas, os processos e os prazos que vão fazer parte do processo de implementação da quinta geração móvel. Estão também a ser definidos requisitos no que respeita à sua performance, bem como ao cumprimento dos mesmos.

A rede 5G tem como objetivo aumentar a velocidade de comunicação e de largura de banda móvel, dando destaque à tecnologia 4k e holográfica. Esta tecnologia pode alcançar uma taxa de transmissão que ronda os 20Gbps, uma velocidade 20 vezes superior à 4G. Suporta, ainda, até cerca de 1 milhão de aparelhos que atinjam velocidades constantes de 100 Mbps.

O lançamento desta mais recente geração móvel está previsto para 2020, ainda que possa ser testado experimentalmente em 2018, aquando dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang (Coreia do Sul).

A novidade tecnológica vai designar-se por IMT-2020, seguindo as normas anteriormente definidas: IMT-2000 para o 3G e IMT-Advanced para o 4G.