Já é possível enviar SMS através do Facebook Messenger

Há já algum tempo que o Facebook testava esta funcionalidade, e agora está oficialmente disponível. Os utilizadores que assim o queiram poderão enviar, receber e ler as suas mensagens escritas (SMS) através do Messenger.

A funcionalidade está disponível apenas para o sistema operativo Android, que representa cerca de 80% do mercado, no que toca a enviar a mensagem; no entanto, é independente da plataforma usada pelo destinatário. A ideia do SMS Messenger é que a pessoa não tenha de sair de uma aplicação e entrar noutra para enviar e receber mensagens de texto. O objetivo é “facilitar o contacto entre as pessoas.”

Para verificar como funciona, o utilizador tem de ligar o SMS Messenger nas Definições da conta do Facebook. A partir do momento em que estiver ligado, o utilizador consegue ver as suas mensagens de SMS a roxo e as conversas a azul. A funcionalidade suporta texto standard, imagens, vídeos e áudio, mas também outro tipo de conteúdos como stickers, emojis e partilha local.

“Sabemos que as pessoas recebem mensagens tanto via SMS como Messenger – por exemplo, o seu melhor amigo envia-lhe GIFs no Messenger enquanto a sua mãe só utiliza SMS – e queremos tornar mais fácil o contacto com as pessoas de quem gosta”, escreveu a equipa responsável pela funcionalidade na sua página de Facebook.

Há um motivo simples pelo qual a novidade não está disponível para iOS. É que o sistema operativo móvel da Apple não dá às aplicações de terceiros a possibilidade de acederem às mensagens de texto/SMS, portanto o conceito não funciona mesmo que o utilizador queria dar essa permissão.

“O Facebook espera que esta nova possibilidade traga ao utilizador a conveniência para ser capaz de aceder a todas as suas mensagens num único sitio, tornando o ato de trocar mensagens muito mais simples, ajudando-o a ficar no topo das suas conversas”, diz a rede social.

É mais um passo para a estratégia de domínio da empresa de Mark Zuckerberg nos dispositivos móveis dos utilizadores – e das suas vias de comunicação.