Já são conhecidos os primeiros oradores do Evento Linux 2015

Lembra-se do Evento Linux 2015? Está marcado para dia um de outubro, na Lispolis – Pólo Tecnológico de Lisboa. E já são conhecidos os nomes dos primeiros keynote speakers: Frank Siebert, CEO da Trinuts GmbH, e Robert Jaehne, consultor sénior da IMTB GmbH, ambos da Alemanha.

No Evento Linux 2013, Frank Siebert fazia furor com a apresentação sobre o caso mais emblemático de implementação de sistemas Linux num município europeu. Mereceu a distinção de melhor orador do Evento Linux desse ano, para o qual regressa agora em 2015.

Eduardo Taborda, diretor geral da Syone, entidade promotora do evento, explicou em comunicado que “o sucesso da talk que Frank Siebert trouxe em 2013, apoiado na sua vasta experiência em projetos envolvendo soluções Open Source, levou-nos a perceber desde logo que queríamos tê- lo novamente connosco”.

A este orador junta-se também Robert Jaehne para partilhar com a audiência as melhores práticas (e as piores também) em projetos reais de migração e integração de ambiente Windows e OSS. Em comunicado, a organização do evento avança que esta apresentação “promete ser polémica”.

Frank Siebert, lincenciado em Information Science pela Universidade Ludwigs-Maximilians de Munique, coordenou entre 2006 e 2013 a migração Linux de um dos maiores municípios alemães. É atualmente consultor senior na IMTB GmbH, empresa na qual impulsiona entidades do setor

Robert Jaehne, formado em Computer Science pela Universidade de Ciências Aplicadas de Hof, trabalhou entre 2006 e 2012 como gerente de lançamento para um grande município alemão, no qual testou o desenvolvimento da tecnologia Linux junto de 30 mil utilizadores.

Eduardo Taborda disse ainda que o Evento Linux vai manter a premissa de “trazer à discussão temas polémicos e desafios concretos de implementação da ordem do dia”.

De entre os vários tópicos discutidos, serão abordadas questões que refletem o peso que as soluções de software livre têm na resolução dos desafios no segmento empresarial e institucional, com destaque para Cloud Private/Hybrid, Containers, Standard Operating Environment (SOE), Security & Identity Management, Orchestrating & BPM, Continuous Integration (CI), Big Data e Content Management.

As inscrições para este evento, que tem entrada gratuita, já estão abertas.