Categories: Segurança

Jack Lew discute novas leis tecnológicas da China

O Secretário de Estado do Tesouro, Jack Lew, discutiu com o governo chinês as mais recentes alterações nas políticas tecnológicas que têm deixado Washington de sobrolho franzido. Os Estados Unidos acreditam que as novas leis chinesas prejudicam os negócios das empresas estrangeiras na potência asiática.

A China quer passar uma lei que obriga todas as empresas tecnológicas estrangeiras a abrirem mão das chaves de encriptação dos seus produtos de software. Diz o governo chinês que esta medida visa combater o terrorismo cibernético e não é, de modo algum, vista com bons olhos pela administração norte-americana.

Citado pela Reuters, Lew, no decorrer do seu encontro com o vice-primeiro-ministro chinês Wang Yang, deixou claro que o governo norte-americano está preocupado com as implicações que esta lei poderá ter nos negócios das empresas tecnológicas, que ficarão em clara desvantagem face às concorrentes locais.

Consta que esta lei antiterrorismo aplica-se tanto a empresas estrangeiras como a empresas chinesas, embora se pense que estas últimas sejam beneficiadas, ou, pelo menos, não sofram tantos prejuízos.

Uma das preocupações expressas por Washington prende-se com o facto de, ao fornecer as chaves de encriptação dos seus produtos aos chineses, as empresas poderão ver as suas vendas gravemente lesadas, visto um governo estrangeiro ter poder ter acesso ao código vertebral dos programas.

É ainda dito pela agência noticiosa que uma outra lei requer que os computadores adquiridos pelas entidades da área financeira chinesa cumpram com determinados parâmetros de segurança, o que parece promover, de forma forçosa, a adoção de programas e equipamentos desenvolvidos sob o olhar atento de Pequim. Contudo, foi hoje avançado que o governo chinês vai atrasar a implementação desta norma.

É tangível a tensão existente e crescente entre os Estados Unidos e a China, evidenciada pelas constantes trocas mútuas de acusações de ciberespionagem. Apesar de a cooperação económica parecer decorrer sem muitos contratempos, as relações tecnológicas entre estes dois colossos mundiais não primam pela confiança nem pela tranquilidade.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

23 horas ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

2 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

3 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

4 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

5 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago