Categories: Segurança

Jogos Olímpicos de Inverno foram vítimas de ciberataque

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno, que estão a decorrer na Coreia do Sul, em Pyeongchang, confirmaram este domingo que foram vítimas de um ciberataque durante a cerimónia de abertura na última sexta-feira.

Os sistemas dos jogos, que inclui os serviços de televisão e internet, foram afetados por um hack, mas os organizadores do evento afirmam que nenhuma parte crítica das suas operações foi comprometida. “Manter as operações seguras é o nosso propósito”, assegura o porta-voz do Comité Olímpico Internacional (COI), Mark Adams.

O porta-voz afirmou que o Comité não vai comentar o assunto e que este é um tema com o qual ainda estão a lidar. “Estamos a ter a certeza que os nossos sistemas estão seguros”.

Quando questionado se os organizadores sabiam quem estavam por detrás deste ataque, Mark Adams respondeu que “eu não sei certamente. Mas as melhores práticas internacionais dizem para não falarmos sobre o ataque”.

Em conjunto com o COI, os organizadores sul-coreanos decidiram não revelar a origem da fonte do ataque, assegurando que as duas entidades sabem “a causa do problema, mas este tipo de problemas é recorrente durante os Jogos”.

A Rússia foi banida dos jogos por doping e afirmou dias antes da cerimónia de abertura que quaisquer alegações que ligassem hackers russos com ataques à infraestrutura seriam infundadas.

Em janeiro, investigadores de segurança encontraram indicações de que hackers baseados na Rússia pudessem estar a planear um ataque contra a organização Olímpica e de antidoping em retaliação à exclusão da Rússia destes Jogos Olímpicos de Inverno.

Rui Damião

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago