K.Explorer colmata escassez de profissionais na área da programação

A oferta de melhores condições salariais em empresas de TI internacionais, leva a que haja cada vez mais escassez de profissionais na área da programação em Portugal.

A Morphis Technologies, empresa de tecnologia que se dedica à modernização de aplicações e sistemas de TI legados, apresentou a K.Explorer, uma ferramenta decode assistant baseada em inteligência artificial, enquanto fator de combate à escassez de profissionais na área da programação.

A presença que o teletrabalho ganhou com a pandemia, agregada ao facto de os salários praticados por empresas internacionais serem muito superiores aos das empresas nacionais, leva a que cada vez mais colaboradores procurem exercer as suas funções remotamente em empresas internacionais.

Esta procura crescente resulta “na dificuldade já de si existente e assim agravada em contratar profissionais qualificados para empresas portuguesas, por falta de condições de trabalho competitivas que promovam a retenção do talento”, segundo refere a companhia.

Focada na modernização das aplicações e dos sistemas de TI legados para ligação ao universo cloud, a empresa portuguesa investiu 2M€, no desenvolvimento da ferramenta K.Explorer, um  mecanismo de pesquisa temática (JAVA, C#, Javascript ou Typescript), que apoia os programadores na procura de código adequado para assegurar uma determinada função ou para resolver um determinado problema.

O K.Explorer fornece sugestões para o código que mais se adequa a essa função ou à resolução desse problema, sendo por isso anunciado como “um contribuidor decisivo para resolver o problema que é o da escassez de talento em TI”.

A empresa acredita que este tipo de ferramenta de code assistant baseada em IA representa hoje o futuro: “A IA está presente em inúmeras vertentes do nosso dia a dia e o processo de desenvolvimento de software é um dos aspetos em que a IA vai ter um papel determinante”.

De acordo com Luís Andrade, fundador e CEO da Morphis Technologies, “a ferramenta K.Explorer contribuirá ativamente para reduzir a escassez de oferta de mão de obra qualificada, que advém da enorme dependência de software e tecnologia que se verifica em todas os setores um pouco pelo mundo todo”.

Segundo João Nuno Moita, diretor comercial da Morphis Technologies, a sua empresa “posiciona esta nova ferramenta como um produto para empresas que desenvolvem software para comercialização, para quem presta serviços de desenvolvimento aplicacional para outras empresas, ou para organizações que desenvolvem os seus próprios sistemas”.

O K.Explorer permite sugerir ao developer o código que melhor resolve um determinado problema ou função e estará disponível em três versões: Community, que pode ser utilizada sem custos para pesquisar código público; Professional, que integra pesquisas e code assist; e, por fim, Enterprise, para organizações que querem utilizar o K.Explorer com código público, mas também pretendem ter a possibilidade de utilizar o modelo para treinar o seu próprio código corporativo.