KIC InnoEnergy apoia empreendedorismo em Portugal

A KIC InnoEnergy, empresa europeia do setor da sustentabilidade e eficiência energéticas, reforçou recentemente a sua presença em Portugal com a área de criação de novos negócios, disponibilizando aos empreendedores nacionais interessados em acelerar projetos inovadores de energia sustentável uma equipa dedicada e todos os serviços necessários para transformar a sua ideia num negócio de sucesso global.

kic innoenergy

A KIC InnoEnergy investe, em média, cem mil euros em cada projecto aprovado e promove ainda a exposição a uma rede de outros investidores internacionais, obtendo um rácio médio de três euros de investimento adicional para cada euro investido diretamente pela KIC IE. Em Portugal, são já três as startups – a RVE.SOL, IsGreen e WeTruck – a contar com o apoio e o investimento direto da KIC InnoENergy, depois de submeterem os seus projetos ao escrutínio dos especialistas que integram o comité de análise e avaliação.

“Para a KIC InnoEnergy este passo, em Portugal, representa claramente uma aposta no mercado nacional e pretende contribuir para a dinamização de projetos nacionais inovadores na área da energia sustentável e eficiência energética, auxiliando o impulsionamento ativo de startups com potencial de sucesso para o mercado europeu e global”, afirma Renato Braz, business creator manager da KIC InnoEnergy Portugal.

Até ao final do ano, a KIC InnoEnergy prevê identificar e apoiar mais três projetos nacionais com potencial, contribuindo para a dinamização da área da energia sustentável em Portugal e na Europa.

Para maximizar o potencial de cada projeto, após a sua aprovação os empreendedores integram a Highway da KIC InnoEnergy. Nesta fase, a KIC InnoEnergy assegurará todos os serviços necessários para acelerar os seus jovens negócios. A cada startup é atribuído um mentor, de forma a ajudar na definição de um plano de negócios e respetivo mapa de atividades, onde são traçados objetivos, atividades para os alcançar e estimados recursos necessários para os concretizar. Depois de traçado o plano, o mentor acompanha os empreendedores durante um período de até dois anos, garantindo assim que o plano é cumprido ou ajustado à medida das necessidades do mercado.