La Redoute lança app para compras de catálogo no smartphone

A marca de vendas por catálogo La Redoute é uma das principais lojas de moda online no mercado português e está agora a investir numa nova forma de comprar. Usa uma aplicação para smartphone, mas continua a contar com o catálogo em papel.

Talvez semelhante ao sucesso que o catálogo da Ikea mantém na era digital, as versões em papel da La Redoute continuam a ser distribuídas. A aplicação que a marca francesa está a lançar agora, para iOS e Android, conta com essa vertente.

Esta é a estratégia: a app permite gerir a conta de cliente, consultar ‘lookbooks’ e receber ofertas personalizadas, além da encomenda de artigos. Mas inclui a função “Scan & Buy”, que ao estilo QR Code permite passar o smartphone sobre uma página do catálogo, obter os detalhes do produto e encomendar a partir dali. “Uma funcionalidade muito interessante e intuitiva para quem tiver ainda algum receio em encomendar através do telemóvel”, sublinha a empresa.

O investimento da La Redoute no mercado português, que a partir de 2013 passou a ser o centro de gestão das operações ibéricas, passa pelo site, aplicação, catálogo virtual e em papel e centro de contacto com um clique. Esta vertente de ligação ao papel poderá ter a ver com o seu público-alvo – a empresa tem nos funcionários públicos portugueses os seus maiores clientes, razão pela qual sofreu uma quebra nas vendas durante os últimos anos. Este é também um segmento que prefere folhear o catálogo em vez de pesquisar no site, apesar de este já representar mais de 70% do volume de negócios da empresa em Portugal.

No portal online, a marca francesa promove “descontos até 80%”, a oferta dos portes de envio e descontos adicionais com a encomenda de vários artigos. Algumas marcas presentes são exclusivas, como a Balsamik e Anne Weyburn.