A chinesa Lenovo, que em menos de sete dias adquiriu o negócio de dispositivos móveis da Motorola e a divisão de servidores da IBM, fará uma reestruturação organizacional, criando quatro divisões empresariais.
A nova segmentação interna da empresa permitirá um foco mais intensificado de atuação, tirando o máximo proveito das aquisições recentes, que somaram mais de cinco mil milhões de dólares. Esta também é uma tática de sobrevivência frente à desaceleração do mercado de PCs.
A mudança mostra uma clara mudança de paradigma da empresa chinesa. Tirando o peso da operação de PC, que tende a encolher nos próximos anos, a aposta para o futuro está nos dispositivos móveis e servidores, que são a espinha dorsal dos crescentes serviços em nuvem.
O grupo de negócios corporativos será liderado por Gerry Smith, chefe das operações da América do Norte e América Latina da Lenovo. A companhia afirmou que esse grupo vai integrar o negócio de servidores low-end da IBM.
A Lenovo, que comprou a divisão de PC da IBM em 2005, tornou-se a maior fabricante mundial de PC em unidades vendidas no ano passado, superando a HP. Ainda assim, a empresa está tentando encontrar novas fontes de receita, em razão da fraca demanda no mercado de PCs tradicionais.
O grupo empresarial de PC da fabricante será chefiado por Gianfranco Lanci, atual chefe de operações na Europa. Liu Jun, que lidera a unidade de produtos de consumo, irá supervisionar o novo grupo de negócios móveis, os smartphones e tablets.
Peter Hortênsio, que lidera o negócio de PC para escritórios, irá tornar-se diretor de tecnologia. Já o CEO Yang Yuanqing continua no comando geral da companhia.
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