Lenovo apresenta inovações de última geração IA Edge

As inovações fazem parte de um portefólio de soluções de IA híbrida da Lenovo pocket-to-cloud, projetadas para simplificar o caminho para a transformação inteligente para todas as indústrias.

A Lenovo aproveitou a ultima MWC 2024, a decorrer em Barcelona, para revelar soluções integradas de IA Edge de próxima geração para empresas de telecomunicações que ajudam “a tirar partido de vastos conjuntos de dados para aplicações transformadoras de IA em escala, reduzindo ao mesmo tempo o consumo de energia”.

As inovações fazem parte de um portefólio abrangente de soluções de IA híbrida da Lenovo pocket-to-cloud, projetadas para simplificar o caminho para a transformação inteligente para todas as indústrias.

As soluções “estão a atrair novas colaborações de clientes com líderes do setor, como a Telefónica, para desbloquear o poder da IA ​​em qualquer lugar onde os dados são criados e fornecê-los às empresas no edge em tempo real”, explica a Lenovo em comunicado.

À medida que a indústria das telecomunicações continua a evoluir para permitir a implementação do 5G e um futuro impulsionado pela IA, as inovações nas redes de TI, na infraestrutura na cloud e na computação edge são essenciais para conectar a economia digital atual.

A computação edge permite que as empresas analisem dados em tempo real, permitindo obter conhecimento acionáveis ​​mais rapidamente para operações e serviços mais eficientes.

Para suportar a enorme quantidade de computação que está a migrar para o edge, uma linha de novas soluções de IA Edge Integradas da Lenovo para telecomunicações está em exibição na MWC, em Barcelona, com o ecossistema de parceiros da Lenovo.

Os destaques incluem a nova arquitetura de computação edge multicloud com a Telefónica, que atende a aplicações críticas para smart cities, simplificando o aproveitamento de dados nas ruas da cidade numa ampla gama de casos de uso de IA, incluindo o uso de análise de vídeo e visão computacional para identificar situações de fumo e/ou fogo, apoiar a segurança pública, e melhorar os tempos de resposta a emergências.

Incluem ainda a parceria conjunta de inovação para serviços de telecomunicações e cloud que ajuda a Orange Group a trazer alto desempenho, disponibilidade e eficiência energética para clientes de telecomunicações em todo o mundo.

Em apoio ao avanço contínuo das telecomunicações, a Orange e a Lenovo também estenderam a parceria por mais três anos e lançaram um centro partilhado de validação de projetos Sylva, abordando casos de uso de telecomunicações e de edge.

Destaque igualmente para a implementação e a orquestração de extremo-a-extremo validadas em conjunto para Open RAN com o Lenovo ThinkEdge SE455 V3, as soluções de infraestrutura suportam serviços na cloud com velocidade e simplicidade, a transformação para telefonia de voz baseada na cloud da Deutsche Telekom e a Plataforma Edge da Intel com Lenovo ThinkEdge permite que as empresas desenvolvam, implementem, executem e façam a gestão de aplicações edge em escala com a simplicidade da cloud.

Combinada com servidores otimizados para IA e com um ecossistema de parceiros, a gama de soluções edge-to-cloud da Lenovo está a permitir “que os principais prestadores de serviços implementem rapidamente uma rede inteira de computação de alta potência para impulsionar eficiência e inteligência revolucionárias para seus próprios clientes, e mais além”.

“A Lenovo está focada em impulsionar uma nova era de IA Híbrida e em oferecer um futuro impulsionado pela IA agora, desbloqueando o poder dos dados em qualquer lugar onde eles sejam criados,” disse Charles Ferland, vice president and general manager, ThinkEdge and Communication Service Providers, Lenovo Infrastructure Solutions Group.

O portefólio completo de servidores edge, soluções e armazenamento prontos para IA da Lenovo também é suportado pela nova Prática de Serviços Profissionais de IA da Lenovo (Lenovo AI Professional Services Practice), que ajuda os clientes a acelerar a implementação de IA, do conceito aos resultados, e permite que a gestão de dados para cargas de trabalho de alto desempenho sejam consumidos por meio de um pagamento com o modelo pay-as-you-go.

Além disso, o Lenovo AI Innovators Program ajuda as organizações a obter acesso à IA empresarial através de parcerias com mais de 50 dos principais fornecedores de software da indústria.

Leia também : NOS lança portátil 5G