Lexmark anuncia aquisição da Kofax por mil milhões de dólares

O setor das impressoras tem encontrado algumas dificuldades em se manter relevante na atualidade e as principais marcas têm, por isso, muitas vezes, começado a explorar outros segmentos tecnológicos como o desenvolvimento de software. Para combater o mesmo problema, a Lexmark anunciou negociações com a Kofax que envolvem a aquisição da última.

lexmark

O negócio ainda não está concluído mas tudo indica que a Lexmark irá adquirir a totalidade das ações da Kofax até ao final do segundo trimestre de 2015. Do lado da Kofax, todos os elementos da administração votaram favoravelmente e os acionistas assinaram um documento no qual se comprometem a apoiar a aquisição.

Caso esta se realize, os termos anunciados indicam que a Lexmark adquirirá cada ação da Kofax por 11 dólares, valores que apontam para um negócio de mil milhões de dólares. Com este anúncio, as ações de ambas as empresas sofreram uma valorização de quase 50 por cento, no caso da Kofax e de oito por cento, no caso da Lexmark.

Por trás desta aquisição, encontra-se o desejo da Lexmark em expandir o alcance da sua divisão de software empresarial, duplicando o seu tamanho de modo a ser capaz de competir num mercado em franco desenvolvimento e para o qual a Lexmark antecipa um crescimento anual de dez por cento. A tecnologia da Kofax será, assim, aplicada ao Perceptive Intelligent Capture, um software que permite a recolha de dados tanto de documentos físicos como de ficheiros virtuais e cujo principal objetivo, neste momento, é aumentar o seu raio de ação para dispositivos móveis.

Paul Rooke, CEO da Lexmark, explica que a aquisição da Kofax permitirá à Lexmark desenvolver soluções que coloquem a empresa no crescente mercado das aplicações inteligentes, enquanto aumentam o catálogo disponível para os clientes com produtos de software e hardware. Rooke acrescenta que “existe uma procura maior para que a tecnologia seja capaz de gerir melhor o número crescente de informação desestruturada”.

Leia também : Bit2Me adquire Dekalabs