Categories: MobilidadeSO

LG lança webOS 3.0 para Smart TV no CES 2016

A ideia subjacente é facilitar a interação dos utilizadores com uma televisão inteligente, especialmente se nunca tiveram uma. Há várias novidades interessantes, uma das quais a possibilidade de dividir o ecrã e ver dois programas ao mesmo tempo, por exemplo dois canais ou um filme Blu-ray e um canal. Outra função que será útil no futuro é a app para o controlo de outros eletrodomésticos inteligentes pela casa, desde que sejam compatíveis com a aplicação IoTV da LG.

No entanto, as novas funcionalidades em destaque são as que a LG chama de “mágicas”: zoom, ligação móvel e um novo comando. O Zoom vai dar a opção de aumentar o tamanho das letras e objetos sem perder qualidade de imagem. A ligação móvel permite conectar o smartphone à televisão através da aplicação LG TV Plus App, passando para o grande ecrã o que está no pequeno. E esta nova versão do comando é desenhada para facilitar o controlo das set-top-boxes, além de manter as capacidades de comando universal.

Será também introduzido o Channel Plus, uma lista unificada de canais que mistura conteúdos OTT com as emissões regulares de canais televisivos. Fruto da parceria com a Xumo, dará acesso a conteúdos digitais gratuitos de redes e publicações como Bloomberg Politics, TIME, Condé Nast Entertainment e o Wall Street Journal, além de BuzzFeed, PopSugar e Mode Media (que apelam a espectadores mais novos).

“O novo webOS 3.0 é um update de grande dimensão desde que esta tecnologia de plataforma avançada para televisão foi introduzida em 2014”, refere o CEO da LG Home Entertainment, Brian Kwon, em comunicado. O executivo diz que o conceito do sistema operativo – conexão simples, mudança simples e descoberta simples ilustra o compromisso da empresa em “assegurar um papel de liderança no mercado das televisões inteligentes com inovação e criatividade.”

Por enquanto, a liderança ainda é apenas um objetivo. No ano passado, a Samsung dominou o mercado mundial com 28,2% de quota, seguida da LG com 15,2%, de acordo com a consultora DisplaySearch. No mercado doméstico de ambas, Coreia do Sul, as vendas de televisões inteligentes vão ultrapassar as TV tradicionais em 2016.

O CES arranca em Las Vegas a 6 de janeiro e promete ser a maior edição de sempre.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

1 dia ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

3 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

5 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

1 semana ago