LG e Volkswagen vão desenvolver plataforma para carros conectados

A LG Electronics e a Volkswagen anunciaram uma parceria para desenvolverem em conjunto uma plataforma de carros conectados. A intenção é permitir que os veículos comuniquem com aparelhos externos.

O memorando de entendimento assinado pela Volkswagen e a LG Electronics inclui investigação e desenvolvimento conjunto, com vista à criação de uma “plataforma de serviços de nova geração para os carros conectados”

De acordo com o comunicado lançado pela Volkswagen, as duas empresas vão trabalhar juntas na Cross-Over-Platform do grupo VW, que tem como propósito melhorar a conectividade e conveniência entre veículos. A plataforma usa tecnologias cloud para dar acesso a funcionalidades digitais, incluindo serviços de localização e de casa inteligente.

Estes são os objetivos da parceria nos próximos anos:

• Desenvolvimento de tecnologias que liguem os carros conectados e as casas inteligentes, para que os condutores possam controlar e monitorizar aparelhos domésticos, como as luzes, o alarme e outros eletrodomésticos enquanto estão na estrada.

• Desenvolver um centro de notificações contextual, que entregue mensagens de forma segura e intuitiva e ofereça recomendações optimizadas ao condutor em tempo real.

• Desenvolver a tecnologia de info-entretenimento de próxima geração para os carros conectados.

O memorando foi assinado na sede da Volkswagen e contou com a presença de Richard Choi, diretor do LG Cloud Center, Lee Sang-yong, diretor do laboratório Vehicle Infotainment System Research da LG, Thomas Form, diretor de Electronics and Vehicle Research da VW e Robert Kattner, diretor de Vehicle Information Systems do grupo automóvel.

“A Volkswagen continue a digitalização das suas marcas”, referiu Thomas Form, explicando que tal é feito para melhorar o conforto, segurança e eficiência energética dos clientes. “Estamos entusiasmados para trabalhar com a  LG e desenvolver soluções de casas inteligentes simples, fáceis de usar e integrada nos sistemas dos nossos veículos.”

As duas empresas têm uma ligação há vários anos, sendo que a marca sul-coreana foi uma das primeiras a trabalhar ativamente para a indústria automóvel, à qual fornece produtos audiovisuais desde 2007.

“A LG Electronics e a Volkswagen estão a juntar-se para desenvolver a próxima geração de plataforma para carros conectados que permita uma integração alargadas com aparelhos inteligentes e a adoção de tecnologias de conectividade abertas para a Internet das Coisas”, referiu Richard Choi. O executivo acrescentou que o poder combinado das duas empresas poderá revolucionar a forma como os condutores interagem com os veículos.