Categories: Negócios

Lisboa, Porto e Braga lideram na categoria “negócios”

Lisboa, Porto e Braga são as grandes líderes da segunda edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, documento que avalia a performance e a atratividade dos 308 municípios portugueses nas categorias Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).

Lisboa e Norte são as regiões com melhor desempenho na categoria de Negócios devido, sobretudo, ao seu crescimento empresarial, diz o documento enviado à imprensa que apresenta o estudo. Foi lá que se registou o maior volume de negócios e, naturalmente, uma maior preferência para residir, uma vez que têm as condições ideais para a criação de postos de trabalho.

O Top 3 de marcas municipais de negócios coincide com o Ranking nacional: quer no apelo online, quer no aglomerado de estatísticas desta categoria, Lisboa, Porto e Braga foram claros vencedores. As primeiras 4 posições do Ranking nacional – Lisboa, Porto, Braga e Oeiras – não são, aliás, novidade relativamente ao ano anterior. Representam 22,5% do crescimento empresarial do país.

Oeiras, que este ano desceu duas posições no Ranking geral, consegue manter-se no quarto lugar na categoria de negócios, seguida de perto pelo município de Coimbra, que entra pela primeira vez no top 5 desta categoria, tendo subido duas posições desde a última edição.

Aproveitando a descida de duas posições dos municípios da Maia e Aveiro, Leiria apresenta-se agora como a 6ª melhor marca municipal para a categoria de Negócios.

Sintra reforça a sua posição a meio da tabela, mas quem inaugura um lugar no top 25 é Mafra, Funchal, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, devido ao enorme crescimento empresarial registado. A subida de Vila Nova de Gaia deve-se, também, ao apuramento da metodologia das procuras realizadas pelo Digital Demand – D2, onde o nome “Gaia” foi complementado ao tradicional “Vila Nova de Gaia”

Destaque ainda para duas subidas acentuadas nesta categoria: Cascais, que escalando 11 posições passou do 25º lugar em 2014 para o 14ª na nova edição do Ranking, e o município revelação deste Ranking, Vila Nova de Gaia, que subiu 15 posições, sendo agora a 24ª melhor marca municipal de Negócios.

“O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking 2015 mede a eficácia da estratégia de gestão da marca de cada município, separadamente. Baseia-se em fatos concretos, que incluem o desempenho e o crescimento económico das cidades, dormidas, procuras e desempenho nas redes sociais, entre outros. A análise dos dados objetivos é acompanhada pela avaliação de dados subjetivos que medem o impacto económico da estratégia de gestão de marca de cada município”, lê-se no documento enviado à imprensa.

 «A marca é o principal ativo de que cada município dispõe. Como tal, deve ser estudada para depois ser gerida e potenciada. Através destas três dimensões, conseguimos aferir, de forma tangível, esse potencial», explica Filipe Roquette, diretor-geral da Bloom Portugal. «Acreditamos que, com esta análise, temos a capacidade para ajudar os municípios, não só no que toca à definição de prioridades, mas também na perceção da imagem que estes têm no resto do País e internacionalmente», completa.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

2 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

2 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

3 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

4 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago